O atual prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), o vice-governador da Bahia, Geraldo Jr (MDB), e o professor estadual Kleber Rosa (PSOL) são convidados pela TV Bahia para realizar o último debate entre candidatos a assumir o Palácio Thomé de Souza. Os três prefeituráveis ficam frente a frente nesta quinta-feira (3), a partir das 22h, a três dias das eleições municipais de 2024.
As emissoras afiliadas também vão promover o debate final entre os postulantes de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e Juazeiro. Em Salvador, o programa será mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, com 1h20 de duração e distribuição em quatro blocos. As regras já foram apresentadas e assinadas pelos assessores de cada candidato no dia 19 de setembro.
Apenas Bruno Reis, Geraldo Jr e Kleber Rosa vão participar do último debate por serem integrantes de partidos, federações ou coligações com representação mínima de cinco nomes no Congresso Nacional. Portanto, os candidatos Giovani Damico (PCB), Victor Marinho (PSTU), Eslane Paixão (UP) e Silvano Alves (PCO) não terão a oportunidade de debater com os três principais prefeituráveis.
Formato do debate
O último debate entre candidatos à Prefeitura de Salvador vai ser dividido em quatro blocos. Primeiramente, eles farão questionamentos entre si, a partir de temas livres. Em seguida, cada prefeiturável deve responder as perguntas elaboradas por jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia.
No terceiro bloco, Bruno Reis, Geraldo Jr e Kleber Rosa deverão responder, através de sorteio, perguntas gravadas pelos eleitores e recolhidas pela emissora. Logo depois, os candidatos voltam a argumentar demandas para a capital baiana entre si, com temas livres. Por fim, cada um vai dispor as suas considerações finais.
O debate acontece como uma maneira de sanar as dúvidas dos eleitores sobre qual candidato se adequa melhor ao seu perfil político. Por isso, os três postulantes ao Palácio Thomé de Souza voltam a apresentar as suas propostas para atrair o público que ainda está indeciso sobre em quem votar.
Cenário eleitoral em Salvador
Bruno Reis tenta a reeleição à Prefeitura de Salvador, depois de seu primeiro mandato à frente da gestão municipal, além de outros quatro anos (entre 2016 e 2020) como vice-prefeito de ACM Neto (vice-presidente nacional do União Brasil).
Por outro lado, Geraldo Jr quer se eleger pela primeira vez. Ele que é vice-governador da Bahia e ex-aliado do grupo político de Bruno Reis, quando assumiu a presidência da Câmara Municipal de Salvador.
Kleber Rosa chega como a surpresa das eleições municipais de 2024. O psolista é professor estadual e, atualmente, ocupa o cargo de coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).
De acordo com as pesquisas de intenção de votos, Bruno seria reeleito ainda no 1º turno da disputa, com 74%. Enquanto isso, Geraldo soma 6% e Kleber 4%, o que mostra um empate técnico entre os candidatos. No quesito rejeição, o emedebista lidera com 43%, contra 14% do atual prefeito e 30% do professor estadual.
Leia também:
Bom desempenho nas urnas pode consolidar Bruno Reis como grande liderança estadual, dizem analistas
Grupo de professores da rede municipal declara apoio a Kleber Rosa