Em BH, disputa entre atual prefeito Fuad e Engler continua indefinida
No 1º turno, deputado estadual liderou com 38,8% dos votos válidos; candidato à reeleição teve 25,6%

O 2º turno para prefeito em Belo Horizonte entre os candidatos Fuad Noman (PSD), que concorre a reeleição, e Bruno Engler (PL) ainda está indefinido, apesar de uma leve vantagem para o pessedista em dois das três pesquisas de intenção de votos. Ainda assim, os números continuam muito acirrados e devem ser decididos voto a voto no próximo dia 27.
No 1º turno, o deputado estadual Bruno Engler liderou a disputa eleitoral, com 38,8% dos votos válidos, seguido do atual prefeito, que computou 25,6%. Datafolha, Quaest e Paraná Pesquisas na capital mineira reafirmam o acirramento do último dia 6 de outubro, já que cada um dos institutos apontam a vitória para um dos candidatos.
Por um lado, Engler, que é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quer se aproveitar da vantagem que construiu no 1º turno para vencer as disputas eleitorais. Por outro, Fuad que tem o apoio do PT no 2º turno, aposta em sua reeleição ao cargo, tendo nomes como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao seu lado.
Saiba o que cada pesquisa aponta:
Quaest
Na pesquisa Quaest, Fuad aparece em vantagem com 46% das intenções de voto, contra 37% de Engler. Brancos e nulos representam 12%, e indecisos são 5%. O instituto realizou 1.002 entrevistas em Belo Horizonte entre os dias 13 e 15 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-03563/2024.
Paraná Pesquisas
Em contrapartida, a Paraná Pesquisas mostra que o candidato do PL lidera as intenções, com um percentual de 45%. O pessedista aparece com 44,3% das intenções. Apesar da pequena vantagem, o levantamento ainda está dentro da margem de erro, o que pode significar três pontos percentuais para mais ou para menos à cada um dos prefeituráveis.
O instituto entrevistou 800 eleitores em Belo Horizonte entre os dias 7 e 10 de outubro. O grau de confiança do levantamento é de 95%. O registro da Paraná Pesquisa está no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-02047/2024.
Datafolha
Na pesquisa Datafolha, a liderança segue com Fuad Noman, que aparece com 48% das intenções de voto, contra 41% de Bruno Engler. Segundo o levantamento, 8% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo. Outros 4% não sabem em quem votar.
O Datafolha ouviu 910 eleitores da capital mineira entre os dias 8 e 9 de outubro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09634/2024.
Redação
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Oposição cobra investigação sobre asilo de Lula à ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção
Caso gerou reação imediata no Congresso Nacional e resultou em pedidos de explicações ao Itamaraty

Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Ex-presidente está sob vigilância intensiva e não tem previsão de alta; equipe médica relata melhora progressiva e ausência de dor

Tiago Correia vê intervenção federal como prova do colapso na segurança: ‘atestado de fracasso’
Líder da Oposição na AL-BA afirma que medida é 'indicativo claro da perda de controle do governo estadual diante da violência'

Brasil registra 6 mil mortes e 84 mil feridos em acidentes nas rodovias federais; Bahia está em 2°
Estatísticas de acidentes e mortes variaram significativamente entre estados

Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia
Semana Santa é mais do que religião: veja curiosidades da celebração e como ela ganha vida na Bahia

Guilherme resiste por 12 horas e conquista primeira vaga na final do BBB 25
Resultado foi definido com desistência de Renata, última adversária na disputa, após 11h59 de prova

Tensão agrária vira embate político: Éden defende Força Nacional e acusa ACM Neto de ‘desespero eleitoral’
Ex-prefeito afirmou que governador precisou ‘pedir socorro’ devido à grave situação em conflitos agrários no Extremo-sul

Glauber Braga encerra greve de fome após Câmara adiar votação sobre cassação
Deputado do PSOL-RJ passou 15 dias em jejum como protesto e permanecerá em recuperação enquanto segue mobilização contra orçamento secreto

Conta de luz vai subir na Bahia: veja quanto sua fatura vai aumentar com novo reajuste
Nova tarifa da Coelba foi aprovada pela Aneel e afeta mais de 6,7 milhões de unidades consumidoras no Estado

Governador participa da Procissão do Fogaréu em Serrinha, que completa 95 anos
Celebração litúrgica remete à última ceia de Jesus com os discípulos