Saiba o perfil dos candidatos a vereador de Salvador e como acertar na hora de escolher
Atualmente, maioria dos parlamentares eleitos em Salvador é preta ou parda

Em Salvador, a Câmara Municipal tem 43 vereadores. Destes, apenas Edvaldo Brito (PSD) não concorre à reeleição neste pleito, devido à aposentadoria já anunciada pelo parlamentar. Com a demanda dos atuais parlamentares pela reeleição, a renovação pode ser baixa na Casa.
Levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia aponta que a maioria dos vereadores eleitos em Salvador é preta ou parda: são 13 pretos, 17 pardos e 13 brancos. Os dados referem-se à autodeclaração feita por cada parlamentar.
Em 2020, pela primeira vez, Salvador elegeu uma candidatura coletiva, a ‘Pretas por Salvador’ (PSOL), composta por Laina Crisóstomo, Cleide Coutinho e Gleide Davis. Elas dividiram o gabinete e o mandato e, coletivamente, fizeram as deliberações.
Dos eleitos, 18 nomes foram novos, enquanto 25, reeleitos. A renovação foi de cerca de 42%. Na legislatura atual, o União Brasil seguiu com a maior bancada, com sete vereadores. O PT vem em seguida, ocupando quatro cadeiras. Republicanos, Patriota e o PSDB ocuparam três vagas, cada.
Os partidos MDB, PCdoB, PDT, PL, Podemos e PTB tiveram dois vereadores cada e as demais legendas conquistaram uma cadeira, cada: Cidadania, Democracia Cristã, PSD, PSB, PV, PMN, Solidariedade, PSC, PSOL, PSL e Avante.
Suplente de Joceval Rodrigues (Cidadania), que foi para Brasília assumir o mandato de deputado federal na licença do titular Abílio Santana, Isabela Sousa (Cidadania) chegou à Câmara de Salvador em 2022 e ocupou também o posto de vereadora mais jovem, com 26 anos.
Qual o perfil dos candidatos a vereador?
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que entre os postulantes a ocupar cadeira na Casa, 67% são homens. Ou seja, dos 843 candidatos, 562 são homens. Dos candidatos, 19,4% têm de 50 a 54 anos, 17,8% têm 40 a 44 anos, 15,9% têm 45 a 49 anos e 12,5% têm 55 a 59 anos.
Entre os candidatos, 389 têm ensino superior completo, representando 46,1% do total. Entre eles, 62,2% são homens e 37,7% mulheres. Outros 261 candidatos têm ensino médio completo (30,9%), com uma predominância masculina de 74,3%.
Além disso, 100 postulantes (11,8%) têm o superior incompleto, sendo 56% homens e 44% mulheres. Apenas 24 candidatos (2,8%) têm ensino fundamental incompleto, com 70,8% do público masculino.
Mais da metade dos eleitores indecisos
Representantes do Poder Legislativo municipal, vereadores são responsáveis por elaborar projetos de lei, que depois são votados na Câmara. Entretanto, segundo levantamento do Instituto Quaest, 45% dos eleitores já definiram o nome em que votarão para o Legislativo municipal, enquanto 54% (mais da metade) ainda não decidiram.
Empresário e político, André Silva explica que o principal papel do vereador é estar próximo da população. “Entender seus anseios e dificuldades no seu bairro, rua a rua, e trabalhar a favor da mitigação desses problemas, cobrando o prefeito, criando leis que de fato tenham utilidade e tragam benefícios para a população”, definiu.
Ele pontua que o principal cuidado que o cidadão deve ter na hora de escolher um candidato a vereador é o comprometimento com a real causa pública. André sugere um questionamento a se fazer antes de dar o voto.
“Ver se de fato está se candidatando para ‘ser mais um’ ou se já tem uma razão de fato para se candidatar. Faça a seguinte pergunta para o seu candidato(a): por qual motivo você está se candidatando? Veja a resposta e depois me conta”, orienta.
Ele alerta que é fundamental equilibrar a representatividade na Câmara, tendo em vista que o Estado, de maneira geral, deve obrigatoriamente ser laico e não pode discriminar ninguém por causa das suas escolhas.
“O político deve manter isso em mente ao criar as políticas públicas, atendendo os iguais de maneira igual, mas os diferentes de maneira diferente também, cada qual segundo suas peculiaridades e necessidades”, pontua André.
Sobre os candidatos mais jovens, André pontua que o esperado é que tenham mais disposição para lutar pelas mudanças que acreditam. “Considerando que o termo ‘jovem’ traduz a idade do candidato, acredito que trará sim novos ares, pois entendo que eles têm uma força de vontade maior para lugar pelas mudanças que acreditam e por isso sempre espero boas coisas dos ‘políticos jovens'”.
Leia também:
Jerônimo espera eleger Geraldo em Salvador e aumentar bancada de vereadores na CMS
ACM Neto prevê reeleição de Bruno Reis no 1º turno como ‘prefeito mais votado da história de Salvador’
Fora de Salvador, Silvano Alves não vai votar em si mesmo a prefeito no domingo: ‘mais fácil justificar’
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026
Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça