Eleições 2024: eleitores devem atualizar e-Título até sábado para votar com app
Versão digital do título de eleitor fornece informações importantes, como local de votação, seção e zona eleitoral; veja como funciona
Mais de 40 milhões de eleitores em todo o país devem utilizar o e-Título, versão digital do título, para votar no 1° turno das eleições municipais que acontecem já no próximo domingo (6). No entanto, pelo menos metade dos brasileiros que pretendem usar a tecnologia no dia ainda não atualizou o aplicativo que deve ser feito até às vésperas das eleições, ou seja, no próximo sábado (5) – data limite também para fazer o download para quem ainda não baixou o app gratuito.
Com o e-título, o eleitor poderá além de votar, justificar o voto caso esteja fora do domicílio eleitoral, obter certidão de quitação eleitoral e fazer consultas importantes como local de votação, seção e zona eleitoral. Lançado em 2017, o documento digital substitui o título de eleitor em papel e pode ser usado no dia da eleição apenas levando o celular. No entanto, o uso do aplicativo não é obrigatório, para exercer o direito de votar no próximo domingo, basta apenas levar um documento com foto (como a carteira de identidade ou a de motorista) ou o próprio título de eleitor e apresentar na sessão eleitoral.
No dia da votação, se o eleitor optar pela facilidade do e-Título, basta apresentar o celular aberto com o aplicativo, mas desde que tenha realizado o cadastramento biométrico. Caso não tenha feito a biometria, será necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, CNH ou passaporte, além do aplicativo.
Como baixar o E-Título
O aplicativo pode ser encontrado gratuitamente nas lojas virtuais de dispositivos Android e iOS, bastando buscar por “e-Título”. Para quem não conseguir fazer o download, é possível conferir o local de votação no site do TRE-BA ou pelo WhatsApp, no número (71) 3373-7000. Vale ressaltar que o download do app só será permitido até sábado (5), após essa data não será mais possível acessá-lo no dispositivo.
Eleições na Bahia
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o eleitorado apto a participar das eleições municipais deste ano é de 11.283.507 pessoas, um aumento de 3,5% em relação a 2020, quando o Estado registrou 10.893.320 eleitores. Até o momento, cerca de 4 milhões de eleitores já baixaram o e-Título.
A Bahia continua sendo o quarto maior colégio eleitoral do país, com 11,2 milhões de eleitores. O estado é superado apenas por São Paulo (34,4 milhões), Minas Gerais (16,4 milhões) e Rio de Janeiro (13 milhões). Dentro da Bahia, Salvador lidera como o maior colégio eleitoral, com 1.969.757 eleitores, seguida por Feira de Santana (426.887), Vitória da Conquista (257.784) e Camaçari (205.865). Essas quatro cidades podem realizar segundo turno devido ao número de eleitores.
Candidaturas
Na capital baiana, sete candidatos disputam a prefeitura, enquanto 852 concorrem ao cargo de vereador. Em todo o Brasil, 459.488 candidatos foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo 15.400 para prefeituras e 423.800 para câmaras municipais.
A maioria dos candidatos tem entre 45 e 49 anos, representando 16,19% do total. Logo atrás, estão os candidatos com idade entre 40 e 44 anos, que correspondem a 16,16%.
Os eleitores poderão votar das 8h às 17h (horário de Brasília). Em 2024, a ordem de votação será para vereador primeiro e, em seguida, para prefeito. O uso de celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer aparelho que comprometa o sigilo do voto é proibido dentro da cabine.
Leia também:
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça; entenda
Cármen Lúcia indica mudanças na legislação eleitoral para evitar episódios de violência em 2026
Mais Lidas
Eleições 2024
Gegê Magalhães comemora votação e reforça planos para Salvador
Camaçari: Oswaldinho declara apoio a Luiz Caetano no 2º turno
Últimas Notícias
Apartamentos studio: conheça a nova tendência do mercado imobiliário
Obras Sociais Compaixão transformam vidas em São Cristóvão, há 22 anos
Mais de 1,6 milhão de pessoas estão sem luz elétrica em SP
Mercado Livre fortalece parceria com MP no combate à pirataria
Prêmio Nobel da Paz vai para grupo que representa sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki
O comitê destacou a importância do trabalho da Nihon Hidankyo na conscientização dos horrores da guerra nuclear
Temporal em São Paulo deixa três mortos em Bauru e causa estragos na capital e no interior
Chuva com ventos fortes provocou transtornos em várias regiões do estado
Devotos reverenciam Nossa Senhora Aparecida neste sábado
Milhares de pessoas são esperadas na procissão da padroeira do Brasil, no Imbuí
‘Há harmonia entre Poderes’, diz Barroso, ao negar ativismo judicial
Presidente do STF diz que não há motivo para preocupação com a segurança jurídica no Brasil
BaZá RoZê celebra mês das crianças no Instituto Goethe
Nos próximos dias 19 e 20, feira reunirá arte, cultura, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo
Lar Vida acolhe crianças com deficiência, mas enfrenta dificuldades financeiras e de suporte
Instituição cumpriu seu propósito inicial de creche, mas situação mudou quando pais começaram a não retornar para buscar os filhos
Outubro Rosa: iniciativas solidárias transformam autoestima de mulheres com câncer de mama
Portal M! conta a história de projetos importantes que ajudam no enfrentamento à doença em Salvador
Pensar sempre positivo prejudica a saúde mental?
Você já parou para pensar se o otimismo excessivo pode estar sabotando sua vida?
Brinca Bahia leva diversão gratuita para as crianças no Centro Histórico neste fim de semana
Atividades gratuitas ocorrerão na Praça das Artes, neste sábado (12) e domingo (13), sempre das 15h às 20h
Inscrições para a nova edição do projeto Horta em Casa 2024 começam neste sábado
Projeto busca incentivar a alimentação saudável e sustentável, e terá inscrições válidas até às 23h59 deste domingo