A crise volta a se agravar na campanha eleitoral do vice-governador da Bahia e candidato a prefeito Geraldo Jr (MDB). Isso depois da decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) de afastar as lideranças partidárias que abandonaram o emedebista para apoiar o candidato Kleber Rosa (PSOL) à Prefeitura de Salvador.
Um dos nomes afastados seria o secretário de Comunicação da sigla e um dos líderes do Núcleo Popular, Gilcimar Brito, após a presidente do PT em Salvador, Iracema Moura, se sentir desrespeitada com a sua debandada. Gilcimar tem ligação direta com o vereador Ademário Costa, que assumiu o comando do partido antes da atual dirigente municipal e participou de forma decisiva da campanha petista nas eleições de 2020, com a candidatura de major Denice Santiago.
Além disso, outras lideranças também estariam na lista para receber punição, pelo fato de declarar apoio a Kleber Rosa na disputa eleitoral do próximo domingo (6). Um deles é o militante Rodrigo Pereira e Raimundo Bujão, líder do PT e ativista do movimento negro. Raimundo, inclusive, contou com uma nota de apoio do Coletivo de Advocacia Negra Esperança Garcia, representado por Luiz Gama.
Nota de apoio
A nota presta solidariedade ao líder petista e afirma que o compromisso com o combate ao racismo é prioridade e precede a fidelidade partidária. Da mesma forma, o comunicado explica o motivo de o militante do PT ter abandonado a campanha de Geraldo Jr para apoiar o candidato do PSOL, mesmo que não seja o prefeiturável da sua coligação partidária.
“O Coletivo da Advocacia Negra Esperança Garcia – Luiz Gama, vem a público manifestar solidariedade ao militante Raimundo Bujão, ativista pela igualdade racial e militante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde sua fundação, que de forma altiva e corajosa manifestou publicamente o seu apoio ao candidato à Prefeitura de Salvador Kleber Rosa (PSOL). O apoio à candidatura diverso ao escolhido pela cúpula de seu partido de filiação é fruto da necessidade real de enegrecimento da política partidária no campo progressista, não sendo mais conveniente a perpetuação de conchavos políticos desalinhados com o compromisso da igualdade racial”, notifica.
“Nós, advogados e advogadas negras, reafirmamos que o compromisso racial precede a fidelidade partidária, sendo aquela tão cara e tão necessária à comunidade negra, que é dever ancestral lutar, questionar e garantir à liberdade de pensar e agir. A luta contra o racismo combina com uma mudança da lógica que orienta os partidos políticos de esquerda!”, finaliza a nota do Coletivo Esperança Garcia (CEG).
Em comentário, Raimundo voltou a reforçar o seu apoio com o combate racial, essa que é uma das justificativas de declarar apoio ao adversário do PT nas eleições do próximo domingo (6). “Vendo toda essa movimentação, espero que a sociedade e o próprio partido entenda a necessidade das pautas raciais e enxerguem que sem as questões raciais não existe política”, afirmou.
Leia também:
Dirigente do PT declara apoio a Kleber Rosa: ‘Programa de esquerda de verdade’
Marta Rodrigues vê crescente na campanha de Geraldo Jr mesmo com dissidências do PT
Após dissidências, PT se reúne com Geraldo Jr para mostrar força e apoio à candidatura do emedebista