A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, convocou os eleitores para o primeiro turno das eleições municipais no próximo domingo (6), que elegerá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Durante a sessão da Primeira Turma do Supremo, a ministra reforçou a importância do voto para a democracia e a cidadania. As informações são da Agência Brasil.
“Compareçam, votem. O voto é necessário, o voto é sua expressão de cidadania ativa, participante. Isso é necessário para que a gente continue a ter a instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes”, disse.
O primeiro turno das eleições ocorrerá neste domingo (6). Em todo o país, segundo dados do TSE, mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar no pleito municipal.
Segundo as regras eleitorais, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno. Isso se aplica quando candidatos à prefeitura não obtêm a maioria dos votos (metade mais um) no primeiro turno. O segundo turno está agendado para 27 de outubro.
Não há segundo turno para a disputa dos cargos de vereadores. De acordo com o TSE, 103 dos 5.569 municípios do país podem ter segundo turno.
Leia também:
Cármen Lúcia indica mudanças na legislação eleitoral para evitar episódios de violência em 2026
Eleições 2024: eleitores devem atualizar e-Título até sábado para votar com app
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça; entenda