Pular para o conteúdo
Início » PF cumpre novos mandados contra crimes eleitorais na Bahia

PF cumpre novos mandados contra crimes eleitorais na Bahia

PF cumpre mandados em operação contra crimes eleitorais na Bahia
Operação acontece poucos dias após outra deflagrada contra prefeito Marão (PSD) e aliado Bento Lima (PSD), que concorre sua sucessão em Ilhéus

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), uma operação de combate a crimes eleitorais em três cidades da Bahia. Batizada de Coronelismo, a ação conta com o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e ocorre poucos dias após outra operação envolvendo o prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre (PSD), e o aliado Bento Lima (PSD), que concorre sua sucessão no comando no 8° maior colégio eleitoral no Estado.

Desta vez, dos nove mandados expedidos pela Justiça Eleitoral de Ilhéus, a partir de uma representação da PF e com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE), seis estão sendo cumpridos no próprio município, dois em Conceição do Coité e apenas um na capital baiana. A investigação aponta que houve o uso indevido de recursos e estrutura pública, como servidores, veículos e combustíveis, em benefício de uma coligação partidária, o que teria causado prejuízos aos cofres municipais. Além disso, a PF identificou possíveis fraudes documentais e superfaturamento de contratos para encobrir o uso ilegal de recursos públicos.

Os envolvidos podem responder por crimes como peculato, falsificação de documento público, associação criminosa, abuso de poder econômico e improbidade administrativa. As penas podem incluir o cancelamento do registro de candidatura ou do diploma eleitoral.

Suspeita de corrupção

A operação Coronelismo sucede a operação Barganha, deflagrada recentemente pela PF, que teve como alvos o prefeito de Ilhéus e Bento Lima, ex-secretário de Gestão de Ilhéus e candidato à prefeitura. Nesta ação, a PF investiga supostos crimes de corrupção, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

A operação Barganha cumpriu mandados de busca e apreensão em várias cidades, incluindo Ilhéus (11), Itabuna (um), Vitória da Conquista (um), Salvador (três) e Lauro de Freitas (um). Durante a operação, os agentes encontraram R$ 915,9 mil em espécie, escondidos em malas de viagem na residência de um dos empresários investigados.

Leia também:

Prefeito de Ilhéus e candidato são investigados pela PF por esquema de propina e corrupção

PSD orienta Bento Lima a desistir da candidatura em Ilhéus após operação da PF

Divulgação/PF