A pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades e divulgada pela Revista Exame nesta quinta-feira (15), mostrou que o atual prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), lidera as intenções de voto, seja no primeiro turno ou nas hipóteses de segundo turno.
De acordo com o levantamento, Bruno aparece com 61,2% das intenções de voto no primeiro turno, mostrando uma vantagem de 47 pontos percentuais em relação aos seus adversários políticos. Em segundo lugar, Geraldo Júnior (MDB) conta com 13,8% e Kleber Rosa 4,2%. Os prefeituráveis Giovani Damico (PCB), Victor Marinho (PSTU) e Eslane Paixão (UP) não somaram mais do que 1%.
Intenções de voto em Salvador:
- Bruno Reis (União Brasil): 61,2%
- Geraldo Júnior (MDB): 13,8%
- Kleber Rosa (PSOL): 4,2%
- Victor Marinho (PSTU): 0,6%
- Eslane Paixão (UP): 0,6%
- Giovani Damico (PCB): 0,1%
- Ninguém/Branco/Nulo: 9,3%
- Indecisos: 10%
Importante destacar que, em função dos arredondamentos, as porcentagens em 99,8%, e não 100%.
Influência de Lula
Com a nacionalização das eleições municipais da capital baiana, a pesquisa Futura Inteligência mostra que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possui influência nas intenções de voto, muito por conta da polarização de governo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Desse modo, apesar da liderança do candidato à reeleição, o levantamento indica que 29,5% das pessoas votariam ‘com certeza’ no político apoiado por Lula, que nesse caso é o vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Outros 29,7% pontuaram que ‘podem votar’ e 33,7% afirmaram que ‘não votam’.
Em contrapartida, 69,5% das pessoas rejeitariam o candidato apoiado por Bolsonaro. Outros 12,1% votariam ‘com certeza’ e 14,2% ‘podem votar’. Esses números indicam que a federalização das campanhas pode ter influência no resultado final das eleições de 2024.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Bruno Reis também aparece à frente de seus concorrentes. Em suma, a pesquisa diz que o prefeito de Salvador venceria a disputa com mais de 60% em qualquer um dos dois cenários.
Em confronto direto com Geraldo, o candidato à reeleição ganharia de 63,4% a 20,8%. Contra Kleber, Bruno também seria reeleito, contabilizando 69,1% a 13,1% das intenções de voto.
Além disso, o Futura Inteligência divulgou que o emedebista é o candidato com maior rejeição de votos. Assim, 31,6% dos entrevistados disseram que não votariam nele. Em seguida, Victor Marinho aparece com 22,3%. Por fim, Bruno é o que mostra a menor rejeição, com 13% de contestação.
Leia também:
Como já é tradição, campanha em Salvador começa com pedidos de benção em missas