O presidente estadual do União Brasil, deputado federal Paulo Azi, acusou, nesta quarta-feira (25), o PT de usar a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) para fazer campanha à prefeitura de Feira de Santana. De acordo com o dirigente partidário, a atuação do órgão no período eleitoral consiste em atacar o candidato da oposição José Ronaldo (União Brasil) e favorecer a imagem do candidato governista, deputado federal licenciado Zé Neto (PT).
“O União Brasil repudia o uso político da Secretaria da Saúde do Estado, que tem sido utilizada para atacar adversários e defender o projeto do PT, quando na verdade sua função é estritamente institucional. O que estamos vendo é o PT usar a Sesab para fazer campanha eleitoral”, bradou.
A declaração do deputado acontece após a titular da pasta, Roberta Santana, emitir uma nota com ataques ao ex-prefeito de Feira. Em comunicado enviado pela Sesab nesta última quarta-feira (25) à imprensa, ela criticou o programa eleitoral de José Ronaldo, que segundo a gestora, desrespeita pacientes, familiares e profissionais de saúde.
“É inaceitável que o candidato a prefeito José Ronaldo, desrespeite a dor das famílias que perderam entes queridos em decorrência de graves condições de saúde. Ele também deve respeitar os 220 médicos reguladores da Central Estadual de Regulação e os profissionais do Hospital Geral Clériston Andrade, que diariamente se dedicam a salvar vidas. Diferente de como pensa e age seu grupo político, as instituições públicas não têm dono. Elas pertencem ao povo e sempre estarão a serviço da população”, disse em nota.
Diante de um cenário eleitoral acirrado em Feira de Santana, Azi reforçou que o debate deve ser travado apenas pelos candidatos e pelas lideranças políticas e não por meio de um órgão estadual. Segundo ele, a “prática já vem ocorrendo em outros momentos desta campanha eleitoral”.
“É inaceitável que a Secretaria da Saúde, uma pasta que deveria estar focada em cuidar da saúde da população baiana, seja utilizada como instrumento de ataque político durante uma campanha eleitoral. Talvez, por isso, o Estado continue enfrentando o grave problema da fila da regulação, da falta de estrutura em diversas unidades de saúde”, ponderou o parlamentar.
Além disso, o presidente estadual do União Brasil pontuou que o uso da Sesab para promover palanque eleitoral é um “ataque à democracia” e reafirmou o seu repúdio à atitude adotada pelo grupo político adversário.
“É vergonhoso que esse tipo de prática, que é um ataque à democracia, seja feita por um partido que se diz defensor dela. Reiteramos que o União Brasil repudia veementemente esse uso político da Sesab e pedimos que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral fiquem atentos a esse tipo de ação”, concluiu Paulo Azi.
Leia também:
Jerônimo Rodrigues responsabiliza José Ronaldo por gestões ineficientes em Feira de Santana