O que pode ou não durante a campanha? Especialista em direito eleitoral explica
Ao Portal M!, Targino Neto explicou as principais normas e restrições que devem ser observadas durante o período eleitoral
Com o início da campanha eleitoral, as regras que norteiam as atividades dos candidatos e partidos tornam-se um ponto de atenção fundamental para garantir um processo justo e transparente. Por conta disso, o Portal M! ouviu o advogado especializado em direito eleitoral, Targino Neto, que explicou as principais normas e restrições que devem ser observadas durante o período eleitoral.
De acordo com o especialista, os candidatos devem estar cientes às limitações colocadas pela Justiça Eleitoral em casos como a propaganda na internet, uso de carros de som, uso de bandeiras e distribuição de santinhos, bem como a utilização da Inteligência Artificial (IA).
Sobre a utilização da internet, o advogado ressaltou que a propaganda eleitoral está permitida em blogs, redes sociais de eleitores, candidatos e partidos, e também através do WhatsApp. “Sendo proibida a contratação de disparos em massa de mensagens. A regra é a gratuidade e espontaneidade, por isso é proibida a propaganda eleitoral paga na internet, exceto impulsionamento de conteúdos, desde que identificado claramente e contratado apenas por candidatos ou partidos e não ofenda ninguém ou divulgue fato falso”, explicou.
Já em casos de imprensa escrita, o advogado explica que a propagando paga é permitida, incluindo a reprodução na internet do impresso. No entanto, há a permissão de até 10 anúncios por veículo. “O valor do anúncio deve ser divulgado de forma visível para controle e prestação de contas à Justiça”, alertou.
Quanto ao uso da IA, o especialista observou que ser uso deve ser informado de forma explícita e lembrou que o uso de Deep Fakes é proibido, e que seu uso pode acarretar em cassação da candidatura.
Muito comum nas campanhas eleitorais, os carros de som e minitrios estão permitidos até a véspera da eleição, das 8h às 22h. “Contudo, a circulação de carros de som só é permitida em carreatas e caminhadas ou durante reuniões fixas e comícios”, pontuou.
Materiais de campanha podem ser distribuídos entre 6h e 22h
Outro tema que gera dúvidas é a distribuição de materiais de campanha, como bandeiras e santinhos. Conforme Targino Neto, a colocação de mesas para distribuição de material e bandeiras ao longo das vias públicas são permitidas entre 6h e 22h. “A propaganda deve ter sempre o CNPJ ou o CPF de quem confeccionou e de quem contratou o material, além da tiragem”, observou.
Por fim, o advogado especialista em direito eleitoral também explicou sobre as questões envolvendo comitês e a propagando em veículos ou bens particulares. No caso dos comitês, a fachada do comitê principal dos candidatos deve ter o máximo de 4m², enquanto nos demais comitês, o limite máximo será de 0,5m² (meio metro quadrado).
“É permitida a propaganda em bens particulares, espontânea e gratuita, desde que em adesivo plástico ou de papel e com limite de tamanho de 0,5m², inclusive em carros, exceto no para-brisa traseiro onde está liberado o famoso ‘perfurado’ na extensão do vidro”, concluiu.
Leia também:
Justiça Eleitoral registra mais de 450 mil candidaturas para eleições municipais
Justiça Eleitoral encerra nomeações de mesários para eleições municipais
TSE assina acordo com plataformas para combater desinformação nas eleições
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Prefeitura de Salvador anuncia reativação de linhas de ônibus suspensas por integração com metrô
Semob sinalizou que vem realizando estudos para reativar linhas de ônibus com horários reduzidos, observando a adesão dos usuários
Jerônimo Rodrigues critica Coelba e diz que empresa é ‘freio no desenvolvimento’ da Bahia
Apesar de a renovação ser uma decisão que cabe à União, o governador revelou que demonstrou sua insatisfação ao presidente Lula com o serviço prestado na Bahia
MDB da Bahia declara apoio à reeleição de Adolfo Menezes na AL-BA
Decisão foi firmada após reuniões da Executiva Estadual do partido e diálogos com os deputados da legenda
Lavagem do Beco promete agitar Itaparica com tradição, música e cultura
Festa popular celebra tradição e aquece clima de carnaval na ilha com cortejo, lavagem simbólica e shows neste sábado
Presidente do México elogia Lula e fala sobre fortalecer laços com Brasil
Claudia Sheinbaum destaca cooperação bilateral e organizações regionais em conversa com petista
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Com 14 unidades em operação, iniciativa promove saúde e bem-estar com exercícios orientados e acessíveis para soteropolitanos
Capacitação em Salvador fortalece inclusão de jovens com TEA no esporte
Evento acontece, na próxima segunda-feira (27), na sede da Apae, no bairro Pituba
Boate em Salvador promove encontro para debater segurança da comunidade LGBTQIAPN+
Violência crescente preocupa moradores e autoridades locais
Incêndio deixa Morro de São Paulo sem energia e atinge pousada; ilha não tem efetivo de bombeiros
Incidente chama atenção pela falta de brigada em um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia
Oposição na AL-BA pede garantias contra controle do PT e sugere mudanças no regimento interno
Bancada se reuniu com líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), candidato à 1ª vice-presidência; eleição ocorre no próximo dia 3