Pular para o conteúdo
Início » Municípios com mais de 200 mil eleitores terão apuração de votos por zona eleitoral em tempo real

Municípios com mais de 200 mil eleitores terão apuração de votos por zona eleitoral em tempo real

Urna eletrônica
103 municípios são aptos ao segundo turno

As cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores terão a apuração dos votos divulgada em tempo real por zona eleitoral nas eleições deste ano, conforme anunciou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, nesta quinta-feira (26). A medida visa agilizar a divulgação dos resultados, especialmente nas grandes cidades, sem alterar o processo de totalização dos votos. A informação é do G1.

Atualmente, 103 cidades do Brasil possuem mais de 200 mil eleitores e, caso nenhum candidato atinja mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, será realizado um segundo turno em 27 de outubro para decidir entre os dois candidatos mais bem votados. A apuração só começará após o fechamento de todas as urnas no país, incluindo locais com fuso horário diferente, como o Acre, que adotará o horário de Brasília como referência.

Segundo a ministra Cármen Lúcia, apesar de as atualizações serem mais rápidas nos municípios maiores, o processo de totalização dos votos permanece o mesmo. “Quando se tinha um horário de Brasília e um horário específico de cada local, à medida em que um já tivesse um curso mais célere dessa divulgação, por causa da totalização, você teria um ou outro que já iria terminando. Não [havia] sobrecarga do sistema”.

Nos municípios com menos de 200 mil habitantes, o processo de divulgação continuará igual ao dos anos anteriores, com atualizações em intervalos de alguns minutos por zona eleitoral. A ministra explicou que o objetivo é dar maior celeridade no processamento de dados. “O que nós queremos é que o eleitor brasileiro tenha a segurança, a eficiência na apresentação dos dados sem qualquer possibilidade de haver uma sobrecarga do sistema e uma demora maior”, explicou.

“A cada 2 minutos, 2 minutos e meio, portanto, a divulgação da totalização vai se fazer da mesmíssima forma e sempre com o mesmo sistema que foi adotado”, completou.

Segundo turno

A Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024 estabelecem que apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores poderão realizar um segundo turno nas eleições para o cargo de prefeito. No Brasil, 103 municípios se enquadram nesse critério, sendo elegíveis para um segundo turno caso nenhum candidato obtenha maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) no primeiro turno.

Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, a eleição será decidida no primeiro turno, marcado para 6 de outubro, com o candidato mais votado sendo eleito prefeito. Já nas cidades onde houver segundo turno, a nova votação ocorrerá no dia 27 de outubro.

Leia também:

Pesquisa aponta que aprovação dos prefeitos é maior onde segurança pública é foco principal

Polícia Federal realiza prisões de 31 candidatos em dez estados

TRE-BA decide pela inelegibilidade de Sheila Lemos em Vitória da Conquista

© José Cruz/Arquivo/Agência Brasil