Mesmo após pane em metrô, Geraldo Jr volta a criticar transporte público de Salvador
Pré-candidato a prefeito garantiu que integração de modais se tornará realidade com implantação do VLT, antiga promessa petista

O vice-governador Geraldo Jr (MDB), pré-candidato a prefeito de Salvador, voltou a criticar, na manhã desta segunda-feira (22), o transporte público da capital baiana, mesmo após a pane na última sexta-feira (19) do metrô, modal administrado pela CCR Metrô Bahia e de responsabilidade do Governo do Estado. Uma falha na rede aérea de energia da linha 2 do metrô que liga Salvador e Lauro de Freitas deixou estações lotadas e foi preciso acionar a Prefeitura de Salvador para colocar em ação o plano de emergência e disponibilizar ônibus gratuitos para minimizar os transtornos causados a milhares de usuários do transporte.
O emedebista criticou a exclusão de mais de 130 linhas de ônibus e a falta de integração do BRT com os demais modais de transporte. “Mal planejado”, afirmou em entrevista ao programa Jornal da Mix, da Rádio Mix, comandado pelos jornalistas Mateus Morais e Jony Torres.
Em resposta às dúvidas de ouvintes sobre o que será feito para resolver o problema, o pré-candidato assegurou que a integração de todos os meios de transporte público será uma realidade, através do retorno de algumas linhas de ônibus e a chegada do Veículo Leve de Transporte (VLT) que, segundo ele, vai fazer a conexão mais rápida do Subúrbio com as demais áreas da cidade. “Nós vamos comunicar as pessoas. As pessoas vão abrir os horizontes para a Baía de Todos-os-Santos. Vamos ter a oportunidade de ligar a Cidade Antiga, o Centro Histórico de Salvador, ao Subúrbio Ferroviário. Nós vamos movimentar a economia, geração de emprego e renda”, defendeu.
A promessa de implantar o VLT em substituição aos trens no Subúrbio Ferroviário em Salvador é antiga, ainda da gestão do ex-governador Rui Costa (PT). No entanto, após 3 anos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, na última sexta-feira (14), o início das obras e a nova previsão é que o primeiro trecho entre a ilha de São João e a Calçada seja concluído em 2027.
Ainda na área de mobilidade, o vice-governador demonstrou preocupação com o envolvimento de segmentos do transporte privado, entre eles, os motoristas por aplicativo, taxistas e os mototaxistas. O pré-candidato tem realizado reuniões com urbanistas e especialistas locais e nacionais na área, buscando referências para modernização do transporte público na capital baiana. “As pessoas não aguentam mais perder tanto tempo nos pontos de ônibus e o prefeito já reconheceu que está dando conta do recado. Infelizmente, quem tá pagando o preço é a população”.
Creches
A ausência de vagas nas creches municipais também esteve em pauta. “Salvador não tem creches. O prefeito se bate todo quando eu digo isso, mas é uma verdade. A prefeitura não gosta de creches. O que a gente faz com as mães solos, mães solteiras, mães que criam seus filhos. O que a mãe vai fazer quando vencer a licença maternidade? Deixe o seu filho recém-nascido sozinho? Deixa com os filhos mais velhos e vai trabalhar, ou ela não trabalha e não vai sustentar a sua família? E isso incomoda quando a gente fala”, pontuou.
Leia também:
Após pane na linha 2 do metrô, situação é normalizada em Salvador
ACM Neto diz que VLT e ponte Salvador-Itaparica já viraram ‘mito’
Jerônimo Rodrigues destaca avanços na implantação do VLT de Salvador
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara

Declaração polêmica de Lewandowski revolta policiais e gera convite inusitado ao ministro
Entidades criticam fala do ministro da Justiça e pedem reflexão sobre realidade policial

Prefeitura inicia obra de contenção em apenas 4 meses após desastre em Saramandaia
Prefeito destaca rapidez na resposta e autoriza reconstrução de casas afetadas por deslizamento de terra

Reviravolta: Blake Lively age rápido e desafia Justin Baldoni na justiça com apoio de nova lei
Atriz alega que legislação protege denunciantes de abuso de retaliações judiciais e busca indenização tripla pelos danos alegados

Mudança no crédito consignado: nova regra já vale e pode te dar acesso a ofertas em 24h; saiba como funciona
Governo federal libera empréstimo com menos juros para 47 milhões de brasileiros

Justiça congela R$ 640 mil de facção em Camaçari e revela esquema milionário
Grupo, que opera em Camaçari, é investigado por envolvimento em homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubo e furto

Delma conquista poder Marreta no BBB 25
Pernambucana poderá salvar uma das duas pessoas indicadas pelo Big Fone, que vai tocar no programa ao vivo no sábado (22)

Fernando Guerreiro afirma que relação entre FGM e Secult-BA é superficial: ‘há ausência de diálogo’
Presidente da FGM lamenta dificuldades na relação com Estado, elogia ministra da Cultura e critica gestão cultural de Bolsonaro

Live polêmica: Bolsonaro rebate denúncia no STF e movimenta leilão milionário com capacete autografado
Ex-presidente realizou, na última quinta-feira (20), transmissão ao vivo para celebrar seus 70 anos

Everaldo Anunciação assume vice-presidência nacional do PT e Éden Valadares comemora: ‘sinal de renovação’
Presidente do PT Bahia destaca trajetória de correligionário e defende valorização de lideranças históricas

Final do Baianão: PM-BA faz reunião crucial para garantir segurança no BAxVI deste domingo
Bahia e Vitória disputam título do Campeonato Baiano, no Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador