Márcio Marinho celebra reeleição de Bruno Reis e destaca papel do Republicanos na vitória
Atualmente, partido possui cinco vereadores em Salvador, mas terá apenas quatro a partir do próximo ano

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Márcio Marinho, comemorou, nesta segunda-feira (7), a “vitória esmagadora” do prefeito Bruno Reis, reeleito no 1º turno com 78,67% dos votos. Marinho, um dos principais apoiadores do prefeito reeleito, ressaltou o papel fundamental do Republicanos no sucesso eleitoral e elogiou o trabalho de Bruno Reis e do atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e responsável por iniciar o projeto político que o aliado deu continuidade.
“Temos apoiado esse projeto político que foi encabeçado por ACM Neto e continuado por Bruno durante esses anos, e que mudou a cara de nossa cidade. O que vimos hoje nas urnas foi o resultado de um trabalho aprovado pelo eleitor. É lógico que fico feliz, o Republicanos faz parte desta vitória”, declarou Marinho ao final da apuração.
Bancada na CMS
Atualmente, o Republicanos possui cinco vereadores: Alfredo Mangueira (ex-MDB), Ireuda Silva, Leandro Guerrilha (ex-PP), Julio Santos e Luiz Carlos (atual vice-presidente do partido em Salvador). No entanto, a partir do próximo ano, terá apenas quatro.
A legenda conseguiu reeleger três vereadores: Luiz Carlos com 19.358 votos (3º mais votado entre os 43 parlamentares), Ireuda Silva com 9.725 e Julio Santos com 8.810. Outro também eleito pelo Republicanos foi o líder comunitário Kel Torres, com 13.338 votos. Ele já chegou a assumir a cadeira de Ireuda por 120 dias entre junho e outubro de 2022, quando a vereadora se licenciou para comandar a campanha eleitoral do partido na Bahia.
A surpresa foi a derrota de Mangueira que se desfiliou, no ano passado, do MDB porque queria continuar na base governista. Um dos vereadores mais antigos da Casa, ele se elegeu, pela primeira vez, em 1992, como representante do populoso bairro da Liberdade, onde cresceu. Teve sete mandatos consecutivos até 2021 na CMS. Após ter ficado na suplência na eleição de 2020, retornou à Casa no dia 9 de janeiro de 2023, na vaga deixada pelo então vereador e ex-presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB), que licenciou-se do cargo para assumir como vice-governador da Bahia.
Outro que também não conseguiu se reeleger foi o radialista Leandro Guerrilha, que iria para seu terceiro mandato. Ex-PP, ele é o atual líder do partido na Câmara e segundo vice-líder do governo. Com apenas 6.221 votos, o vereador ficou como 3º suplente do Republicanos.
Reeleição
Bruno Reis consolidou sua liderança na capital baiana com uma vitória avassaladora, obtendo 78,67% dos votos válidos no primeiro turno. Foram 266.282 votos a mais do que nas eleições anteriores, garantindo mais quatro anos à frente da Prefeitura de Salvador, com Ana Paula Matos (PDT) novamente como sua vice.
A comemoração da vitória aconteceu em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde um trio elétrico animado por Thiago Aquino e Psirico atraiu uma grande multidão. O resultado eleitoral também trouxe algumas surpresas, com o professor Kleber Rosa (PSOL) ficando em segundo lugar com 10,43% dos votos, superando o vice-governador Geraldo Jr (MDB), que terminou em terceiro com 10,33%.
Leia também:
Bruno Reis diz estar grato por resultado histórico em Salvador e destaca desafios dos próximos 4 anos
ACM Neto comemora reeleição de Bruno Reis e alfineta oposição: ‘respeita o povo dessa cidade’
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras
Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar
Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares

Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
Ex-presidente criticou escolha de Verônica Abdalla Sterman para Superior Tribunal Militar, afirmando que ela segue linha de pensamento da atual presidente da Corte