Pular para o conteúdo
Início » Levantamento aponta número recorde de candidaturas únicas em 2024

Levantamento aponta número recorde de candidaturas únicas em 2024

Dados apontam 214 cidades com candidaturas unicas
Pesquisa revela que 214 cidades brasileiras têm um único candidato, com maior concentração no Rio Grande do Sul

O levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontou que neste ano, 214 cidades brasileiras possuem apenas um único candidato a prefeito. O número é o maior desde o ano 2000, já sendo considerado um recorde.

A pesquisa revelou que a maioria das cidades que possui apenas um candidato está localizada no Rio Grande do Sul (RS).  Outros estados com mais candidaturas únicas em 2024 são Paraná com 15 municípios, São Paulo com 12 e Minas Gerais com 11. 

No entanto, o levantamento aponta que 2004 foi o ano em que as eleições municipais tiveram o menor registro de candidaturas únicas. Em 2020, foram 106, menos da metade dos 214 obtidos neste ano eleitoral. 

Marcelo Tokarski, sócio-diretor do IPRI, afirmou que candidaturas únicas são uma perda para a sociedade, pois os eleitores não tem a oportunidade de debater o que precisa ser feito na cidade. “Uma disputa eleitoral pressupõe debate de ideias para que os cidadãos de cada município reflitam sobre as propostas apresentadas pelos candidatos em áreas importantes como educação, saúde, transporte e saneamento. Em cidades em que apenas um único candidato concorre, a população perde essa oportunidade por não haver múltiplas propostas a serem analisadas”, declarou. 

Leia também:

Vixe! As insatisfações da base com Bruno. O paletó de oposição não cabe em Geraldo. As estratégias do PT e a reforma no secretariado de Jerônimo

PCdoB registra maior percentual de candidatos negros para eleições municipais

Marcelo Camargo/ Agência Brasil