Kleber Rosa acredita em diálogo com empresários para custear tarifa zero no transporte, mas não diz como

Em sabatina, candidato do PSOL defende maior subsídio da prefeitura no setor e garante não ser inimigo do empresariado


Matheus Calmon
Matheus Calmon 11/09/2024 23:32 • Eleições 2024Política
Kleber Rosa acredita em diálogo com empresários para custear tarifa zero no transporte, mas não diz como -

Mais uma vez o candidato do PSOL à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa, defendeu, na noite desta quarta-feira (11), sua proposta de implantar a ‘tarifa zero’ no transporte de Salvador. No entanto, durante sabatina ao Portal M! em parceria com outros cinco veículos (Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba), o candidato se embolou ao tentar explicar qual seria a estratégia para colocar em prática diante da inviabilidade econômica.

Após inúmeros questionamentos de como faria se eleito, o candidato finalmente pontuou que seria necessário que instituições financiem o transporte público. Rosa afirmou que o setor é algo importante para o funcionamento da cidade, mas atualmente, apenas a população mais pobre, que tem menos condições, financia tal sistema. Segundo ele, a conta não fecha e o resultado é a falência.

“O sistema é, basicamente, três fontes: a prefeitura através de subsídio, o setor empregador através de auxílio transporte e a população que paga o transporte. Minha proposta é simples, tirar a população e aumentar a participação dos outros dois segmentos, o setor empregador e o setor público”, prometeu.

O candidato não apresentou, no entanto, propostas concretas sobre como pretende convencer o empresariado a pagar mais sem resultar em aumento de impostos à população. Ele frisa que será necessário um “bom diálogo” para resolver o problema.

“Acredito que haverá resistência, mas um bom diálogo, uma boa conta feita, a gente dizendo que o poder público também participa, tendo uma voz capaz de dialogar com o presidente Lula, com o governador Jerônimo, e aumentar a participação da prefeitura, mas também do governo federal, que tem política voltada à mobilidade, a gente garante a tarifa zero”, disse.

O candidato reforçou que empresários precisam ter responsabilidade social. “No final das contas, as pessoas pagam transporte para ir trabalhar. A gente precisa discutir isso com naturalidade”, disse.

Segundo ele, o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) mente ao dizer que o transporte custa à prefeitura R$ 1 bilhão por ano e sim R$ 700 milhões. Ao ser informado que a Prefeitura de Salvador hoje possui um subsídio ao setor de R$ 350 milhões, ele defende que a gestão municipal amplie esse valor, mesmo dizendo antes que poderia na falência já que a conta não fecha.

“Tenho dialogado com o observatório de mobilidade de Salvador, que tem propostas elaboradas com soluções. Nosso custo, nas nossas contas, está em torno de R$ 700 milhões. A prefeitura já paga metade, se a gente aumentar um pouco, podemos pagar mais”.

Apesar do pensamento em fazer empresários gastarem mais, o candidato garante não ser inimigo do empresariado. “Tenho falado que vou fazer um choque de gestão e rever todos os contratos. Isso não é perseguição aos empresários, é colocar o interesse público acima do privado. Isso é pensar a cidade para o seu povo. A gente não pode ter uma gestão que não seja leniente com os interesses republicanos”.

BRT

Sobre o BRT, Kleber considera a proposta como excelente, mas critica a concepção, que, segundo ele, foi “anti-ambiental”. “O que faria? Manteria ele funcionando. Não tem o que se desfazer, mas ele precisa estar integrado com o sistema em geral”.

Para Kleber, o erro do modal é não ter sido instalado em outros pontos da cidade e instalado apenas em áreas nobres. “Em Pirajá, um túnel liga a BR à Suburbana. O BRT passando ali liga a Suburbana, BR, Paralela e Orla. É muito mais eficaz ligar a cidade nesse setor norte do que nesse trechozinho que gastou muito dinheiro fora do projeto original. Com o dinheiro gasto ali, dava pra fazer dois BRTs. Ampliaria, sem dúvida”.

Sabatinas

Kleber Rosa foi o segundo dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador a participar da sabatina pelo pool de veículos. Na última terça-feira (10), o entrevistado foi o vice-governador Geraldo Jr (MDB). Já na sexta-feira (13), a partir das 19h, será a vez do prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). As sabatinas são transmitidas ao vivo no YouTube do Portal Muita Informação.

Confira sabatina completa:

Matheus Calmon

Matheus Calmon

Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.

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