Kleber reafirma ser candidato da ‘esquerda’ e diz que teria apoio de Lula no 2º turno, mas esquiva se apoiaria Geraldo
Candidato declarou que eleitores analisam honestidade dos candidatos, algo que seria duvidoso no ‘personagem’ do vice-governador

Em sabatina desta quarta-feira (11), realizada pelo Portal M! e outros cinco veículos de imprensa (Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba), o professor estadual e candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL) voltou a reafirmar que é o representante da esquerda entre os prefeituráveis da capital baiana. Sobre eventual 2º turno na disputa ao Palácio Thomé de Souza contra o candidato à reeleição, prefeito Bruno Reis (União Brasil), o psolista declarou que teria o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Lula (PT), mesmo que eles sejam cabos eleitorais da campanha do vice-governador Geraldo Jr (MDB).
“Eu fiz campanha e apoiei Jerônimo, subi no carro, andei as ruas de Salvador. Não tenho dúvida nenhuma que terei o apoio de Jerônimo no 2º turno. Não só de Jerônimo, de Lula também. Eu vou trazer Lula para andar nas ruas de Salvador com Kleber Rosa, fazendo campanha. E Lula com vontade de fazer campanha, vontade de verdade”, afirmou.
O seu depoimento faz referência à um possível cenário de 2º turno em Salvador, mesmo que as pesquisas de intenção de votos apontem Bruno Reis com ampla vantagem e margem para se reeleger ainda no 1º turno. Importante destacar que, durante a sabatina, o professor atribuiu várias críticas à atual gestão da cidade e reforçou ser o nome certo para “mudar a realidade desigual da capital baiana”.
Da mesma forma, Kleber Rosa exaltou o crescimento de sua candidatura nas ruas de Salvador, pontuou que o “PSOL conseguiu furar a bolha” e, por isso, há a possibilidade de mudar o cenário das eleições na reta final da campanha eleitoral.
“O PSOL sempre foi o partido que transitou na classe média intelectual e nos setores mais organizados do movimento social, mas a nossa candidatura furou a bolha. Eu sinto que a nossa candidatura tem crescido. Estamos na base, na periferia e em todos os lugares. Claro que eu tenho ainda alguns dias para transformar esse olhar em apoio e em votos, e é o que eu estou fazendo. Sei que a maioria do eleitorado se decide na última semana e eu estou correndo para garantir que esse crescimento se acelere e que a gente alcance uma oposição que nos permita ir para o 2º turno. No 2º turno é outra eleição e a gente faz a virada”, destacou.
Candidato da esquerda e possíveis alianças
A mensagem de ser o “representante da esquerda” tem sido transmitida em toda a campanha eleitoral do candidato, mostrando ser uma alternativa para as iniciativas sociais da cidade. Nesse sentido, ele reforçou que a esquerda de Salvador vai escolher o seu nome e o de sua vice, Dona Mira Alves (PSOL).
“Eu sou o candidato da esquerda. E quando eu falo da esquerda, não estou falando do governo A, B ou C, estou falando dos setores que constroem a luta da esquerda no seu cotidiano todos os dias. Eu tenho tido apoios discretos, tímidos, em segredo, e tenho tido apoios explícitos de setores do campo da esquerda. Não tenho dúvida que a esquerda soteropolitana vota em Kleber Rosa e Dona Mira”, pontuou.
Ao listas as possíveis alianças que apoiariam um eventual 2º turno contra o candidato à reeleição, Kleber Rosa frisou, mais uma vez, que o diálogo seria a solução para buscar o apoio de partidos do campo esquerdista. Vale lembrar que o PSOL não firmou uma coligação nas eleições e tem apenas a federação com a Rede Sustentabilidade, mas apesar disso, o prefeiturável disse que poderia criar uma parceria com algumas siglas da coligação de Geraldo Jr, mesmo que não tenha pontos em comum com o vice-governador da Bahia.
“Hoje nós temos o partido Rede com a gente e nós vamos buscar, no 2º turno, o apoio dos setores partidários do campo progressista, do campo democrático popular. Então, a gente vai dialogar com o PT, com o PSD, com o PCdoB, com o PV, e pretendemos compor o governo com esse leque de partidos do campo da esquerda”, concluiu.
Apoio a Geraldo Jr
Depois de dizer no debate da Band Bahia que não apoiaria Geraldo Jr em eventual 2º turno contra Bruno Reis, o psolista declarou que a sua decisão iria depender de seu partido. Questionado se dependesse somente dele se apoiaria o vice-governador, Kleber Rosa preferiu se esquivar e reiterou que não vai antecipar este cenário e vai continuar promovendo a sua representatividade para chegar em possível disputa no dia 27 de outubro.
“Eu não posso dizer que apoio Gerado Jr, porque a decisão de apoiar é partidária. Por ter disciplina partidária, eu vou me submeter à decisão do meu partido. Pessoalmente, eu quero ir para o 2º turno e ganhar a Prefeitura. Então, eu não tenho que antecipar um cenário que não seja aquele que eu estou construindo”, disse.
Apesar disso, o psolista citou que o emedebista é o que recebe maior rejeição das pesquisas de Salvador por não ter uma identidade com as pautas da esquerda, já que ele é ex-aliado do grupo político de Bruno Reis e do vice-presidente nacional do União Brasil, ex-prefeito ACM Neto. Além disso, Kleber declarou que as pessoas analisam a honestidade dos candidatos, algo que seria duvidoso no “personagem” de Geraldo.
“Eu acho que tem uma rejeição muito grande justamente por você se apresentar sem a legitimidade de ser o que você se apresenta. Então assim, a população avalia a honestidade do candidato, a sinceridade, saber se pode ou não confiar na pessoa. Quando você já constrói uma identidade ou um personagem que por si só é duvidoso, isso compromete o item central que é a confiança”, complementou.
Sabatinas
Kleber Rosa foi o segundo dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador a participar da sabatina pelo pool de veículos. Na última terça-feira (10), o entrevistado foi o vice-governador Geraldo Jr (MDB). Já na sexta-feira (13), a partir das 19h, será a vez do prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). As sabatinas são transmitidas ao vivo no YouTube do Portal Muita Informação.
Confira a sabatina completa na íntegra:
Leia também:
Kleber Rosa acredita em diálogo com empresários para custear tarifa zero no transporte, mas não diz como
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais

Consórcio Nordeste: Decisão polêmica do TCU encerra investigação sobre respiradores na gestão de Rui Costa
Contrato com empresa de produtos à base de maconha já foi usado inúmeras vezes pela oposição para criticar ex-governador