João Roma acredita que PL deve aumentar bancada na Bahia nas eleições em outubro
Segundo ex-ministro, apoio de Bolsonaro e maior tempo de TV podem ajudar na eleição de candidatos do partido

O presidente do PL na Bahia, João Roma, afirmou, nesta segunda-feira (26), que os candidatos a vereadores filiados ao partido, tanto em Salvador quanto no interior do Estado, têm boas chances de serem eleitos em outubro. Além do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o dirigente credita ao fato da legenda possuir o maior tempo de TV na propaganda eleitoral.
“Nas cidades com propaganda de TV, os candidatos a vereador do PL são aqueles que terão o maior tempo perante outros candidatos porque o PL é o maior partido do Brasil, com 99 deputados federais. Essa é uma ferramenta importante”, explicou o ex-ministro da Cidadania, em entrevista à rádio Salvador FM.
Em Salvador, o PL vai apoiar a candidatura à reeleição do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) e pretende aumentar sua bancada na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Atualmente, o partido possui dois vereadores (Alexandre Aleluia e Isnard Araújo), que concorrerem à reeleiçã. Além disso, a legenda possui quatro deputados estaduais (Diego Castro, Leandro de Jesus, Raimundinho da JR e Vitor Azevedo) e três deputados federais (Capitão Alden, João Carlos Bacelar e Roberta Roma).
Roma acredita ainda que a clara identidade política do partido também será chamariz para atrair votos aos candidatos correligionários. Segundo ele, isso aumenta a possibilidade dos “votos de legenda”.
“Nós temos uma sigla partidária também muito conhecida. Assim como do lado da oposição, você tem a força do símbolo do PT, no caso nós temos aqui um partido de reconhecimento nacional, o PL 22 de Bolsonaro, o que efetiva uma maior quantidade de votos de legenda. São muitas variáveis que teremos nessa disputa. Estou muito entusiasmado com a animação dos nossos candidatos; cada um com sua característica, cada um com sua forma de pedir voto, mas eu tenho certeza que a gente terá um bom resultado”, pontuou.
Para obter êxito nas eleições, no entanto, o dirigente do PL baiano ressaltou que o principal ponto que os candidatos do partido devem adotar é a não competição com com colegas da sigla. Segundo Roma, criar um ambiente de harmonia interna no partido é fundamental, até porque, mesmo aqueles que não foram eleitos sairão “com um degrau a mais na vida pública”. Além disso, ele destacou que o objetivo do PL não é ter brigas internas, mas sim impedir que o PT conquiste as maiores cidades baianas.
Governo Jerônimo
Ainda na entrevista, João Roma criticou a atuação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições municipais como, por exemplo, em Feira de Santana. Na cidade conhecida como “Princesinha do Sertão” e segundo maior colégio eleitoral da Bahia, o PL decidiu apoiar o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil) que concorrerá novamente com o deputado federal licenciado José Neto (PT).
“O Jerônimo Rodrigues vai lá querer criticar a cidade de Feira de Santana no quesito da saúde; mas a dificuldade da saúde em Feira de Santana é justamente a ineficiência do Governo do Estado da Bahia. Mas ele está lá de corpo e alma tentando interferir no cenário eleitoral”, destacou o ex-ministro, enfatizando que José Ronaldo é um nome extremamente estratégico para vencer em Feira e o objetivo do PL com o apoio é “ter capilaridade e porta-vozes legitimados”, visando já a disputa eleitoral de 2026.
Eleições 2026
Sobre as eleições nacionais, que acontecem em 2026, Roma voltou a dizer que pretende se candidatar novamente a governador. Para ele, é frustrante ver como a Bahia vem se deteriorando, perdendo todo seu potencial econômico para estados menores, como Santa Catarina, além de ter uma precariedade quando se fala em segurança pública com o avanço do crime organizado no Estado.
“No último sábado, eu estive com Ronaldo Caiado, governador de Goiás, lá em Feira de Santana e ele conseguiu tomar providências sobre segurança pública. A população não estava mais comprando carro a diesel em Goiás porque tinha uma quadrilha que só estava roubando carros a diesel. Com as ações rápidas que ele adotou, acabou isso logo e até o preço de seguro, que era o mais caro do Brasil, ficou mais barato”, comparou Roma.
Leia também:
Zé Neto dispara contra estratégia de Zé Ronaldo e diz que ele não assume ‘problemas’ da atual gestão
Zé Ronaldo rebate Zé Neto e diz ser responsável apenas por suas gestões em Feira
Mesários têm até sexta-feira para solicitar transferência de seção eleitoral
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar
Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares

Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
Ex-presidente criticou escolha de Verônica Abdalla Sterman para Superior Tribunal Militar, afirmando que ela segue linha de pensamento da atual presidente da Corte

Colisão entre aves e aviões no Brasil é ameaça constante à segurança aeronáutica
Medidas como manejo de fauna e uso de cães e falcões têm ajudado a reduzir os riscos de incidentes