Pular para o conteúdo
Início » Jerônimo diz que definição de candidato de Juazeiro deve sair até quinta-feira

Jerônimo diz que definição de candidato de Juazeiro deve sair até quinta-feira

Jerônimo diz que definição de candidato de Juazeiro deve sair até quinta-feira
Governador volta a minimizar debandada do antigo aliado Joseph Bandeira para oposição e acredita ainda reverter apoio do ex-prefeito à tucana Suzana Ramos

Mesmo às vésperas do último dia para o registro das candidaturas a prefeito em todo o país, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a afirmar, na manhã desta quarta-feira (14), que sua base ainda não chegou em consenso para unificação dos três prefeituráveis em Juazeiro. Segundo o petista, a decisão deve ser tomada até esta quinta-feira (15), após reunião do conselho político.

A insistência em defender a candidatura do ex-prefeito petista Isaac Carvalho (PT), mesmo inelegível, tem irritado os aliados e já sofreu uma baixa. O ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB) decidiu romper com o PT após ser preterido na escolha, retirou sua candidatura e anunciou, na última sexta-feira (9), que irá apoiar a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), até então sua adversária. Sua filha, Vitória Bandeira (Solidariedade), foi, inclusive, confirmada no mesmo dia como vice na chapa da tucana que já tinha o apoio de nove partidos: União Brasil, PSDB, Cidadania, PMB, PDT, Republicanos, PRTB, Solidariedade e DC.

Com isso, a disputa pela base do governador agora conta com três postulantes: além de Isaac, o deputado estadual Roberto Carlos (PV) e o novato Andrei da Caixa (MDB), que recentemente conseguiu o apoio do deputado estadual Zó (PCdoB), após também retirar sua candidatura. Em nota, PV, MDB e PCdoB apontaram ‘imprudência’ do PT em manter candidatura de Isaac na disputa do sexto colégio eleitoral da Bahia.

“A expectativa nossa é que a gente teria resolvido essa situação pra no dia 16, a gente já estar com a campanha na rua, mas enquanto não tiver tudo tão bem resolvido e sanado, tem que gastar mais um dia ou dois dias. Deveremos, naturalmente, sair com atraso daquilo que nós estamos fazendo aqui em Salvador, em Feira [de Santana], em [Vitória da] Conquista, em Teixeira [de Freitas]. Nós queríamos fazer também em Juazeiro, mas a gente só pode botar o trio na rua quando a banda estiver organizada. Então, espero que entre hoje e amanhã a gente resolva isso. Estamos dialogando com responsabilidade e a demora é por conta da gente respeitar. Vocês não verão de mim uma atitude autoritária daqui de cima dizer ‘é tal candidato’. Eu quero que o nosso projeto seja vitorioso em Juazeiro”, pontuou o governador ao Portal M! durante anúncio de novas tecnologias hídricas para municípios baianos em evento em Salvador.

Sobre o rompimento do antigo aliado Joseph Bandeira e a decisão drástica de apoiar, até então, a sua adversária política, Jerônimo disse que não questiona “atitudes pessoais”. O petista voltou a lembrar que o ex-prefeito sempre teve o “espírito do campo da esquerda” e acredita ainda em reverter a situação.

“Joseph fazia oposição à prefeita até essa semana. Então, a responsabilidade dele é com sua consciência que eu confio, nós admiramos. Foi um dos primeiros deputados, prefeitos nossos de Juazeiro, que levou o nome do Partido dos Trabalhadores a se interiorizar. O Joseph me ajudou na campanha, caminhou comigo, tomou sal e sol comigo e mesmo o depoimento dele dizendo que não estará conosco, esperamos que a gente possa conversar pra ver como é que a gente pode conduzir a situação. Eu tenho certeza que o Joseph é um parceiro nosso”, ressaltou ao Portal M!.

Leia também:

Jerônimo minimiza apoio de Joseph Bandeira a Suzana em Juazeiro

Roberto Carlos também homologa candidatura a prefeito de Juazeiro e união da oposição fica cada vez mais difícil

Partidos apontam ‘imprudência’ do PT em manter candidatura de Isaac à Prefeitura de Juazeiro

Equipe M!