Governador evita criticar Isaac e PSD por candidatura a prefeito e defende união da base em Juazeiro
Jerônimo confirma reunião para discutir nova celeuma na disputa, mas descarta intervir, pelo menos por enquanto, em prol do emedebista Andrei da Caixa
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) evitou criticar, na manhã desta terça-feira (20), o ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) e o PSD pelo lançamento de candidatura própria à prefeitura de Juazeiro. O correligionário e o partido aliado comandado no Estado pelo senador Otto Alencar resolveram intervir no diretório municipal da região do São Francisco e anunciaram, nesta segunda-feira (19), a chapa encabeçada pelo administrador Celso Carvalho (sobrinho do petista), que terá como vice coronel Anselmo Bispo (ambos do PSD).
Após inúmeras conversas e baixas até mesmo na sua base, Jerônimo e a federação PT, PV e PCdoB resolveram apoiar a candidatura do emedebista Andrei da Caixa. A decisão foi tomada após a inelegibilidade de Isaac, apesar do partido e o próprio governador insistirem na sua candidatura até o último dia de registro. Mesmo assim, o ex-prefeito contrariou a definição e pegou todo mundo de surpresa ao optar por lançar seu sobrinho da disputa.
A atitude de Isaac, inclusive, foi criticada pelo deputado estadual Roberto Carlos (PV), que classificou, nesta manhã, ao Portal M!, como uma “grande injustiça”, já que seu nome foi trabalhado por 8 meses e só não se concretizou por estar inelegível. Mesmo assim, o governador defendeu a união da sua base em Juazeiro na tentativa de derrotar a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), candidata à reeleição, e descartou intervir, pelo menos por enquanto, em prol do emedebista Andrei da Caixa.
“Juazeiro foi um dos últimos a estar fechando esse cenário, mas foi um dos primeiros. Eu chamei aqui, no início da pré-campanha, tínhamos cinco ou seis candidatos, e eu falei que eu queria unidade, e eu não vou mudar meu discurso. Daqui de cima eu não farei a mudança por decreto, eu não posso fazer isso, se eu escolhesse qualquer um, Roberto, Zó [deputado estadual do PCdoB], Isaac, eu não teria talvez a unidade tranquila lá, então por isso que é bom vir de baixo para cima. Nós fizemos em praticamente toda a Bahia, inclusive, essa semana, conseguiu chegar a um consenso para que a gente possa eleger um candidato nosso na base”, ressaltou o governador ao Portal M! durante a entrega de ambulâncias na Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Reunião
Diante do novo impasse, Jerônimo confirmou a reunião com todas as lideranças políticas do seu grupo em Juazeiro. Conforme adiantado ao Portal M! por Roberto Carlos, o encontro será nesta terça, às 18 horas, para discutir a celeuma no 6º maior colégio eleitoral da Bahia.
“O que importa é que nós temos um projeto para Juazeiro e hoje teremos uma reunião à noite, para poder dialogar sobre o andamento da campanha. Por mais que a gente possa dizer que nós temos dois, três candidatos, chega uma hora que a gente afunila. Eu tenho dois em Conquista [deputado federal Waldenor Pereira (PT) e vereadora Lúcia Rocha (MDB)], eu tenho um em Feira [deputado federal licenciado Zé Neto (PT)], mas é por conta da circunstância. Meu prazo aí é setembro, se os dois [Andrei e Celso] estiverem andando bem, eu não tenho por que ficar sofrendo. Então se tiver dois candidatos meus concorrendo a uma vaga para ser perfeito, é combinar o jogo, os dois são meus, toquem a vida. Mas, se tiver risco do projeto, eu aí entrarei de uma forma mais firme”, pontuou.
Leia também:
Roberto Carlos diz que Isaac comete ‘injustiça’ com PT e Jerônimo ao lançar sobrinho a prefeito de Juazeiro
Federação PT, PCdoB e PV decide apoiar candidatura de Andrei da Caixa em Juazeiro
Jerônimo minimiza apoio de Joseph Bandeira a Suzana em Juazeiro
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Luiz Caetano anuncia secretariado para gestão em Camaçari; confira os nomes
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
Fake news sobre taxação do Pix alcançou 87% dos brasileiros, aponta pesquisa Quaest
Vídeo viral e crise nas redes sociais influenciaram decisão do governo sobre revogar norma da Receita Federal
Reforma tributária isenta itens da cesta básica de tributos; veja a lista completa
Medida promove mudanças no preço de alimentos e bebidas, definindo itens com alíquota zero, alíquota reduzida e produtos que serão sobretaxados
Anitta destaca relação com a Bahia, diz que Carnaval em Salvador ‘abriu’ sua mente e se declara: ‘Axé mudou minha vida’
Cantora também comentou sobre a participação no novo álbum do BaianaSystem e afirmou ser 'muito fã' do grupo: 'Mais que música, é uma filosofia'
Maike e Gabriel vencem a Prova do Anjo e garantem imunização no BBB 25
Dupla escolheu Diego e Daniele Hypolito para o Castigo do Monstro e tem o poder imunizar uma dupla neste domingo (19)
Luiz Caetano promete ‘mobilização social’ em seu governo durante Lavagem de Abrantes
Prefeito destaca ações para saúde, educação e infraestrutura, com promessa de governar ouvindo a população
Alinne Rosa reúne ex-cantoras do Cheiro de Amor em show histórico em Salvador
Ensaio do Bloco O Vale, no Largo de Tieta, contou com Carla Visi, Vina Calmon e Raquel Tombesi em apresentação emocionante
Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE
Ensaio ‘Psi Raiz’: Márcio Victor promete reviver melhor do pagode baiano em Salvador
Evento acontece neste sábado, a partir das 19h, no Convento Santa Clara do Desterro, no bairro de Nazaré
Ônibus deixam de circular no Arenoso após morte de três homens em confronto com a PM
Polícia Civil recebeu denúncia de indivíduos armados na região e ação ocasionou a troca de tiros
Levantamento aponta alta nas mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil; Bahia tem 31 casos
Salvador foi apontada como a capital mais perigosa para a comunidade LGBTQIAPN+, com 14 casos