O Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA) anunciou, nesta terça-feira (13), a escolha do ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Governo do Estado, Felipe Freitas, como coordenador da campanha do candidato à prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto.
A escolha foi considerada pelos presidentes do PT Bahia, Éden Valadares, e do PT de Feira de Santana, Gerinaldo Costa, como de “grande contribuição” para a candidatura petista no município. Militante há anos do PT e natural de Feira de Santana, Felipe disse possuir grande compreensão da política no município e dos principais desafios para transformar a realidade da segunda maior cidade da Bahia e dos seus moradores.
Ele também comentou que a eleição em 2024 é diferente porque o envolvimento do governador Jerônimo Rodrigues (PT) se dá de maneira mais direta. “Gesto muito forte. Jerônimo abre mão temporariamente de um dos seus principais secretários, na minha opinião um dos mais competentes e destacados, que é o companheiro Felipe Freitas, para coordenar a campanha de Zé Neto e do nosso grupo em Feira”, disse Éden.
Na opinião do líder petista, as chances de vitória do candidato Zé Neto são maiores do que em 2020. “Agora é outra história. Neto tem uma largada muito melhor do que o ex-prefeito, na passada havia pandemia, Jerônimo atua diretamente na montagem do time e da estratégia, e a própria decisão de Zé Neto de se licenciar para se dedicar integralmente à campanha aponta uma outra pegada, uma outra história, que terá um novo e feliz final”.
Já o presidente do PT de Feira, Gerinaldo Costa, ressaltou que a escolha de Felipe para a campanha é de muito valor. “Felipe, mesmo ainda jovem, acumulou muita experiência política, está fazendo um trabalho fantástico na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, com os ensinamentos do também ainda jovem, mas muito experiente, o governador Jerônimo Rodrigues. Felipe é conhecedor da política em Feira, das nuances da política na cidade, da história da política no município, tem plena capacidade de interpretar o que nós estamos vivendo e as possibilidades que nós temos de ganhar as eleições com o companheiro Zé Neto. Portanto, vem para somar muito junto ao nosso arco de alianças. Tenho certeza da sua capacidade de liderar a nossa luta, a nossa campanha e sairmos vitoriosos para mudar a página da história política administrativa da cidade”.
Perfil de Felipe
Felipe Freitas é formado em direito pela UEFS, doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública da Ufba. Foi presidente do Conselho Estadual de Juventude do governo Jaques Wagner, coordenador Nacional do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra do Governo Federal (2012-2014), secretário executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (2015-2016) e consultor da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (2010).
Leia também:
Jaques Wagner espera fechar relatório de desoneração da folha sem impostos nesta terça
Jerônimo anuncia novas tecnologias hídricas para municípios baianos