Pular para o conteúdo
Início » Eleições municipais não terão voto em trânsito, alerta TSE

Eleições municipais não terão voto em trânsito, alerta TSE

Eleições municipais não terão voto em trânsito, alerta TSE
Conforme as regras eleitorais, o eleitor ausente de seu domicílio eleitoral deve justificar sua ausência

Os eleitores que estiverem fora de suas cidades durante o primeiro e segundo turnos das eleições em outubro não poderão votar, conforme alertas emitidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A restrição ocorre porque não existe a opção de voto em trânsito nas eleições municipais. As informações são da Agência Brasil.

O primeiro turno das eleições ocorrerá em 6 de outubro, enquanto o segundo turno será em 27 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato à prefeitura obteve mais da metade dos votos válidos, excluindo os brancos e nulos, no primeiro turno.

Conforme as regras eleitorais, o eleitor ausente de seu domicílio eleitoral deve justificar sua ausência. O prazo para essa justificativa é de 60 dias após cada turno, considerando cada um como uma eleição. Quem não votar no primeiro turno pode participar do segundo.

Não justificar e não votar em ambos os turnos resulta em duas faltas. Após a terceira ausência não justificada, o eleitor é considerado faltoso e pode ter seu título cancelado para as próximas eleições. Eleitores no exterior não votam e, portanto, não precisam justificar.

Como justificar

No dia da eleição, o cidadão pode justificar sua ausência pelo aplicativo e-título da Justiça Eleitoral ou em pontos físicos estabelecidos pelos tribunais regionais eleitorais (TRE) no dia do pleito. A justificativa também pode ser apresentada após as eleições. Nesse caso, o eleitor deve preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral local.

Prazo para justificar

  • Ausência no 1° turno: 5 de dezembro de 2024
  • Ausência no 2° turno: 7 de janeiro de 2025

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor utilize preferencialmente o aplicativo para realizar a justificativa. O app está disponível gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android.

Ao acessar o e-título, o cidadão deve inserir os dados solicitados e enviar a justificativa, que será enviada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa prevista pela ausência nos turnos de votação. Cada turno tem uma multa de R$ 3,51.

Penalidades

O eleitor que não comparecer e não justificar por três vezes consecutivas pode ter seu título suspenso ou cancelado.

Essa medida impõe diversas dificuldades, como a proibição de tirar passaporte, matricular-se em escolas e universidades públicas, e assumir cargos públicos após concurso.

Leia também:

Petistas rebatem Zé Ronaldo e dizem que Zé Neto foi o deputado que mais destinou emendas para Feira

PSD orienta Bento Lima a desistir da candidatura em Ilhéus após operação da PF

Eleição em SP: Nunes mantém liderança e Marçal se aproxima de Boulos em nova pesquisa Datafolha

Antônio Augusto/ASCOM TSE