Eleições 2024: Brasil tem 156 milhões de eleitores e horário de votação unificado em todo o país
Bahia tem 11 milhões de eleitores apitos para votar. No Acre as eleições encerram as 15h

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 156 milhões de pessoas estão aptas para votar nas 5.569 cidades brasileiras. Só na Bahia, o 4º maior colégio eleitoral do país, há 11,2 milhões de eleitores, dos quais 1.969.757 estão em Salvador. As urnas ficarão abertas das 7h até as 17h, deste domingo, sendo que, o horário de votação foi unificado em todo o país, sendo iniciado e encerrado, ao mesmo tempo, em todo o país.
Assim, estados que possuem fusos horários diferentes ao de Brasília, Distrito Federal, terão um horário de votação diferente, para acompanhar o resto do país. No Acre, por exemplo, a votação será iniciada às 6h e encerrada às 15h. Os resultados deverão ser divulgados duas horas após o fechamento das urnas.
Ao todo, concorrerão 463 mil candidatos, sendo 5.573 a prefeito e pelo menos 431 mil às Câmaras Municipais. Há ainda a expectativa de que em 103 cidades com mais de 200 mil habitantes, haja um segundo turno, que está marcado para o dia 27 deste mês. Os eleitores podem saber seu local de votação pelo aplicativo e-Título ou no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br).
Justiça Eleitoral destaca ainda que pode ter alterado o local de votação de alguns eleitores em algumas seções em casos de obras e desativação de prédios.
Para votar, pode ser usado apenas o aplicativo e-Título, desde que haja foto do eleitor, caso contrário, é necessário um documento oficial com foto como RG, passaporte, carteira de trabalho ou CNH.
O uso de celulares na cabine de votação é proibido e pode configurar crime eleitoral, mas o eleitor pode levar uma “cola” com os números dos candidatos. No dia da eleição, é permitido o uso de camisetas, adesivos, broches e bandeiras de candidatos, inclusive durante o voto. Contudo, a legislação eleitoral proíbe a formação de aglomerações de pessoas vestindo ou exibindo propaganda de forma coletiva, o que pode ser interpretado como uma ação coordenada de campanha, também configurando crime eleitoral.
Leia também:
Em pronunciamento, Cármen Lúcia convida cidadãos a votar nas eleições municipais
Mais Lidas
‘Bonés à la Trump’ criam embate entre Eduardo Bolsonaro e Randolfe ; entenda
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Aumento de casos de coqueluche na Bahia acende alerta para vacinação

PF prende americano condenado por abuso sexual infantojuvenil em Salvador

Brasil recebe mais de 194 mil migrantes em 2024; venezuelanos lideram entradas
Segundo boletim, até 2023, quase 5 milhões de brasileiros residiam em outros países, com destaque para América do Norte e Europa

STF cobra explicações do Governo Lula sobre avanço da malária na terra Yanomami
Supremo determina prazo de 10 dias para Ministério da Saúde justificar aumento de casos entre 2023 e 2024

A dor das crianças nas separações: o egoísmo dos pais
Nas separações, as crianças são esquecidas enquanto os pais brigam. Quem cuida do impacto emocional que elas silenciam?

Hamas libera três reféns israelenses em troca de 183 prisioneiros palestinos
Esta é quinta rodada de troca de prisioneiros desde início do cessar-fogo na Faixa de Gaza

Mateus vence prova do anjo e garante primeira imunidade da prova no BBB 25
Eva venceu, mas foi desclassificada, ao lado da baiana Aline, por infringir regra; bailarina foi escolhida para castigo do monstro

PT Bahia realiza 2º encontro territorial no médio Rio de Contas
Objetivo é fortalecer base petista e impulsionar reeleição de Jerônimo e Lula nas eleições de 2026

ACM Neto reforça apoio à ‘dobradinha’ Sanches e Ditinho para 2026
Vice-presidente nacional do União Brasil destaca compromisso com Recôncavo e projeta crescimento regional

Motorista embriagada colide carro em cerca do Palácio do Jaburu, residência de Geraldo Alckmin
Essa não é a primeira vez que acontece um acidente de trânsito no local; em 2022, um Porshe em alta velocidade levou à morte de duas pessoas

Semob e CCR Metrô organizam esquema especial para show de Caetano e Bethânia em Salvador
Horário ampliado nas estações, ônibus extras e vias interditadas para facilitar acesso à Arena Fonte Nova, no Dique

Lula prepara reforma ministerial em fases: primeiras mudanças antes do Carnaval
Palácio do Planalto será foco inicial das alterações, com ajustes em pastas-chave e redistribuição de cargos entre aliados