Divulgada na tarde desta quinta-feira (26), uma nova pesquisa Datafolha sobre a corrida pela Prefeitura de São Paulo mostra que a recente troca de agressões físicas entre assessores não afetou muito a opinião do eleitor paulistano. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aparece com os mesmos 27% das intenções de voto de uma semana atrás. Ele é seguido por Guilherme Boulos (PSOL), com 25% (eram 26%), e Pablo Marçal (PRTB), que soma 21% (eram 19%). Esta estabilidade da posição dos candidatos indica que a possibilidade de um segundo turno permanece grande.
As campanhas de Boulos e Nunes já desenham suas estratégias para o enfrentamento direto entre os dois candidatos, que vêm reforçando suas críticas um ao outro, enquanto também adotam a postura de ignorar Marçal a todo custo. O novo Datafolha, traz, no entanto, o empresário mais perto numericamente de Boulos, no limite da margem de erro – em que, segundo a pesquisa, o empate é improvável A margem é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Olhando para a situação do candidato do PSOL, percebe-se que ele vem sendo beneficiado com a violenta intensificação na troca de agressões entre Nunes e Marçal, que recentemente culminou em um soco no rosto do marqueteiro do prefeito, Duda Lima, desferido por um videomaker do ex-coach. Ao distanciar Boulos desses episódios mais polêmicos, este cenário acaba por colocá-lo em uma posição bastante confortável na disputa.
Abaixo dos líderes, Tabata Amaral (PSB) marca 9%, contra 6% de José Luiz Datena (PSDB), com quem está empatada tecnicamente; na rodada anterior, eles tinham 8% e 6%, respectivamente. Marina Helena (Novo) tem 2% (eram 3%). Seis por cento declaram voto branco ou nulo e 3% não souberam responder – exatamente como na pesquisa da semana passada.
O Datafolha entrevistou 1.610 eleitores paulistanos de terça-feira (24) até esta quinta (26). Encomendado pela Folha de São Paulo, o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-06090/2024.
Debate na Record
Os seis candidatos mais bem colocados voltam a se encontrar neste sábado (28), durante debate promovido pela Record. O embate está previsto para ter início às 21h e contará com a cobertura in loco do Muita Informação.
*Matheus Pastori, colaboração de São Paulo para o Portal M!
Leia também:
Prefeito de Ilhéus e candidato são investigados pela PF por esquema de propina e corrupção
Aliados do PT se unem e isolam oposição em Ilhéus; Adélia confirma candidatura hoje
Bebeto Galvão retira candidatura e anuncia apoio a Adélia Pinheiro para prefeita de Ilhéus