‘Correu da discussão e dos problemas da cidade’, dispara Geraldo sobre ausência de Bruno em debate
Candidato do MDB teceu críticas à gestão do atual prefeito em áreas como transporte público, saúde e política ambiental
O vice-governador da Bahia e candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), criticou a ausência do prefeito Bruno Reis (União Brasil) no primeiro debate eleitoral, que aconteceu nesta quarta-feira (7) para as eleições municipais de 2024. Apenas o emedebista e o professor estadual Kleber Rosa (PSOL) compareceram ao confronto mediado pelo jornalista Emmerson José, do programa Fala Bahia.
“Provavelmente, o prefeito Bruno Reis correu da discussão e dos problemas da cidade. O prefeito se recusou discutir a cidade. Eu queria fazer uma pergunta ao prefeito Bruno Reis. Por que ele não paga o piso dos agentes de saúde e de agentes de endemia? O que nós vamos estabelecer é uma política de humanização desses trabalhadores da saúde, cuidando dessas pessoas e transformando a vida”, disparou.
Além de atacar a atitude do candidato à reeleição, Geraldo também afirmou que a cidade de Salvador “não é só festa”. Do mesmo modo, o emedebista pontuou que a capital baiana não melhorou durante os últimos 12 anos de governo do grupo integrado pelo atual prefeito.
“Salvador não é só festa, Salvador não é só verão. Nós precisamos gerar oportunidades, gerar emprego e renda para as pessoas que estão na cidade. Nós vamos estabelecer essas políticas. Essa é a chance, depois de passar por 12 anos de um governo que não pensa na vida das pessoas e não modifica a vida das pessoas. Salvador cansou de ser uma imagem para cartão postal”, alfinetou.
Críticas
Entre as diversas críticas de Geraldo Júnior à gestão de Bruno Reis, as principais foram direcionadas para as questões de saúde e transporte público da cidade. No que diz respeito à saúde pública, o emedebista prometeu que acabaria com as longas filas dos postos e repreendeu a “péssima qualidade” do atendimento.
“Não tem médicos nos postos de saúde. Não tem medicamentos. As pessoas ficam meses e meses nas filas e não tem equipes de saúde da família para cobertura total da saúde pública na cidade do Salvador”, discursou.
Sob o mesmo ponto de vista, ele advertiu a questão de transporte e mobilidade do grupo político da oposição. Ele citou a alta tarifa da passagem rodoviária e afirmou que o atual prefeito é “amigo dos empresários”.
“Nos últimos quatro anos, Bruno Reis tirou de circulação 134 linhas de ônibus. Ele e o seu chefe político, ex-prefeito da cidade, eles tiraram 4.700 ônibus de circulação da cidade do Salvador. Quando nós falamos de integração urbana, econômica, social, também é na mobilidade. O atual prefeito é amigo dos empresários. Ele estabelece essa relação, dizendo onde tem linha de ônibus ou não na cidade. Nós vamos acabar com isso”, acrescentou.
Política ambiental
Em resposta ao candidato Kleber Rosa (PSOL), Geraldo trouxe ao debate eleitoral a sua proposta para implementar uma política ambiental de preservação das áreas verdes na capital baiana. Caso seja eleito, ele afirmou que a atenção à justiça ambiental seria uma das máximas do programa de governo.
“Nós vamos estabelecer o desenvolvimento econômico da cidade. Nós vamos tirar Salvador da linha da pobreza. Vamos estabelecer uma política da indústria territorial, da indústria sem chaminé, e vamos valorizar a economia criativa. Dar uma valorização na economia solidária. Precisamos estabelecer políticas e laboratórios tecnológicos nos bairros da cidade”, prometeu.
Em contrapartida, quando questionado mudança de lado político em algumas oportunidades, o emedebista comentou que “até as pedras mudam de lugar”. Importante destacar que Geraldo Júnior já foi integrante da chapa de Bruno Reis e, atualmente, pertence ao grupo do Governo do Estado.
Nesse sentido, o candidato do MDB destacou que sentiu a diferença de fazer parte de um grupo político “liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”. Além disso, o vice-governador da Bahia reforçou que sempre priorizou a “coerência” em sua carreira dentro do meio político.
“Até as pedras, elas mudam de lugar. E olhe como é a democracia. A minha vida sempre foi por coerência política, mas eu nunca me senti tão motivado pela luta de uma democracia, pela luta de um processo político. Hoje, eu me sinto muito feliz de estar ao lado desse grupo político. Lutando pela Bahia, ao lado de Jerônimo, e em Salvador, transformando uma cidade mais igual, mais participativa”, declarou Geraldo Júnior.
Leia também:
Éden garante que Lula e militância do PT estão engajados na campanha de Geraldo
Luciano Simões critica estratégia de marketing do grupo adversário e está confiante na campanha de Bruno Reis
Sindicatos de servidores públicos entregam propostas de governo para Geraldo Júnior e Fabya Reis
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Luiz Caetano anuncia secretariado para gestão em Camaçari; confira os nomes
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro impulsiona vendas do livro ‘Ainda Estou Aqui’
Após o Globo de Ouro, a média diária de vendas do livro cresceu mais de 9 vezes
Fake news sobre taxação do Pix alcançou 87% dos brasileiros, aponta pesquisa Quaest
Vídeo viral e crise nas redes sociais influenciaram decisão do governo sobre revogar norma da Receita Federal
Reforma tributária isenta itens da cesta básica de tributos; veja a lista completa
Medida promove mudanças no preço de alimentos e bebidas, definindo itens com alíquota zero, alíquota reduzida e produtos que serão sobretaxados
Anitta destaca relação com a Bahia, diz que Carnaval em Salvador ‘abriu’ sua mente e se declara: ‘Axé mudou minha vida’
Cantora também comentou sobre a participação no novo álbum do BaianaSystem e afirmou ser 'muito fã' do grupo: 'Mais que música, é uma filosofia'
Maike e Gabriel vencem a Prova do Anjo e garantem imunização no BBB 25
Dupla escolheu Diego e Daniele Hypolito para o Castigo do Monstro e tem o poder imunizar uma dupla neste domingo (19)
Luiz Caetano promete ‘mobilização social’ em seu governo durante Lavagem de Abrantes
Prefeito destaca ações para saúde, educação e infraestrutura, com promessa de governar ouvindo a população
Alinne Rosa reúne ex-cantoras do Cheiro de Amor em show histórico em Salvador
Ensaio do Bloco O Vale, no Largo de Tieta, contou com Carla Visi, Vina Calmon e Raquel Tombesi em apresentação emocionante
Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE
Ensaio ‘Psi Raiz’: Márcio Victor promete reviver melhor do pagode baiano em Salvador
Evento acontece neste sábado, a partir das 19h, no Convento Santa Clara do Desterro, no bairro de Nazaré
Ônibus deixam de circular no Arenoso após morte de três homens em confronto com a PM
Polícia Civil recebeu denúncia de indivíduos armados na região e ação ocasionou a troca de tiros