Pular para o conteúdo
Início » Confira cidades baianas em que pesquisas apontam reeleição dos prefeitos

Confira cidades baianas em que pesquisas apontam reeleição dos prefeitos

Cabine eleições
Em alguns municípios, prefeitos lideram as pesquisas, alguns com ampla vantagem

Pesquisas de intenção de voto revelam que diversas cidades baianas podem caminhar para a reeleição dos atuais gestores. Alguns municípios apresentam cenários favoráveis à continuidade administrativa, com prefeitos liderando as sondagens, alguns com ampla vantagem. Em paralelo, a apenas uma semana do pleito, outras localidades vivem disputas acirradas, indicando que o resultado nas urnas será definido nos últimos dias de campanha.

Luís Eduardo Magalhães

Em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, os dados apontam que o atual prefeito segue para a reeleição. Segundo o Instituto AtlasIntel, Júnior Marabá (PP) tem 80,1% das intenções de votos, contra 12,7% de Filipe Fernandes, seu atual vice-prefeito, do Avante, e 2,9% de Teófilo Jerônimo (PSD).

Considerando o resultado, os votos de Filipe e Teófilo somados resultam em menos de 20% do total de votos do atual prefeito. Na cidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu a eleição presidencial por 59% a 41%, e ACM Neto teve vantagem ainda maior no voto para governador, conquistando 70% dos votos.

No início de agosto, Oziel Oliveira (PSD) desistiu da candidatura e alegou dificuldades pessoais. Na ocasião, ele declarou que o nome da sigla para a campanha seria o de Teófilo.

Juazeiro

Quinto município mais populoso da Bahia, Juazeiro também deve ter reeleição, segundo pesquisa da Séculus, divulgada em 23 de setembro. A atual gestora, Suzana Ramos (PSDB), aparece com 45,08% das intenções de voto contra 19,70% do empresário Andrei da Caixa (MDB).

Celso Carvalho (PSD), sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho, tem 17,53%; e o advogado Márcio Jandir (PP), 3,01%. O PT chegou a definir um nome para a disputa. Entretanto, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) rejeitou duas vezes o pedido do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, para suspender sua condição de inelegibilidade.

Vitória da Conquista

Terceira maior cidade do estado, Vitória da Conquista caminha para duas situações: uma reeleição e um imbróglio. Atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil) lidera as intenções de voto, com 56,99%, segundo pesquisa divulgada em 22 de setembro pelo instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas.

A gestora é seguida por Waldenor Pereira (PT), que marca 15,97% e está empatado tecnicamente com Lúcia Rocha (MDB), que registra 13,07%. Doutor Marcos Adriano (Avante) se mantém em quarto lugar, com 1,54%.

Entretanto, Sheila teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mas ainda pode recorrer a instâncias superiores e, com isso, disputar a eleição.

Sheila foi considerada inelegível devido ao argumento de “terceiro mandato familiar”. Sua mãe, Irma Lemos, foi vice-prefeita e assumiu a prefeitura interinamente em duas ocasiões. Sheila, eleita vice-prefeita em 2020, assumiu a prefeitura após a morte do prefeito Herzem Gusmão em 2021.

A Justiça Eleitoral da Bahia entendeu que a candidatura de Sheila configuraria uma continuidade do mesmo grupo familiar no poder, o que é proibido pela legislação.

Em suas redes sociais, a gestora declara que, apesar da decisão do TRE-BA, segue “candidatíssima” e promete recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, se preciso, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Lauro de Freitas

Em Lauro de Freitas, levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado em 10 de setembro mostra Debinha (União Brasil) na liderança da disputa pela prefeitura, com 49% das intenções de voto. Rosalvo (PT) aparece em segundo lugar, com 36,3%.

Indecisos somam 6%, e eleitores que optaram por votar branco ou nulo, 8,7%. A candidata do União Brasil lidera entre homens e mulheres em todas as faixas etárias, segmentos religiosos e níveis de instrução.

A campanha de Debinha une a oposição de direita, que defende a interrupção no comando do PT após oito anos com Moema Gramacho. Em 2022, apesar da vitória de Lula sobre Bolsonaro (66% contra 34%), ACM Neto foi o vencedor para o governo do estado em Lauro de Freitas, com 59% ante 41% de Jerônimo Rodrigues.

Itabuna

O município de Itabuna teve a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos cancelada por irregularidades. O último levantamento, no entanto, divulgado pelo Instituto AtlasIntel, aponta cenário de reeleição.

O atual prefeito Augusto Castro (PSD) tem 45,7% das intenções de votos e é seguido pelo deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade), com 25,8% das intenções. Chico França (PL) tem 13,1% e Isaac Nery (PDT), 6,7%.

Apesar de ser da base do governador Jerônimo Rodrigues, Augusto tem a preferência do eleitorado mais conservador. A pesquisa mostra ainda que 77,2% dos que votaram no prefeito em 2020 pretendem optar por ele de novo. Entre os eleitores de Jerônimo, 76,3% dizem votar em Augusto.

Teste para os prefeitos

Segundo o cientista político Cláudio André, as eleições municipais de 2024 vão representar um verdadeiro teste para os prefeitos que buscam a reeleição, colocando suas gestões sob o crivo direto dos eleitores.

“Teremos incumbentes, candidatos à reeleição, que são ali colocados à prova, que têm a sua gestão de alguma forma sendo avaliada através de um voto plebiscitário – ou seja, se esse prefeito ou prefeita merece e é capaz de continuar ou não à frente do Executivo municipal”, afirma.

Leia também:

‘Pesquisa a gente derrota na urna’, diz Carballal ao defender força da candidatura de Geraldo Júnior

Bahia é o quarto estado com mais registros de violência política em 2024, aponta estudo

Prefeito volta a dizer que eleição em Salvador será decidida no 1° turno