Comportamento de Pablo Marçal faz emissoras questionarem relevância do candidato à Prefeitura de SP em debates
Lei eleitoral estabelece que candidatos de partidos com, no mínimo, cinco representantes no Congresso são obrigatoriamente convidados aos debates
Emissoras de rádio e televisão de São Paulo vivem um dilema pouco comum nestas eleições municipais. A lei eleitoral, que regula a disputa nas urnas, estabelece que apenas os postulantes cujos partidos possuam o mínimo de cinco representantes no Congresso Nacional são obrigatoriamente convidados a participar de debates, ou mesmo de séries de entrevistas. Esta premissa vale para concessões públicas, mas também é convencionalmente utilizada pela iniciativa privada.
Acontece que o PRTB, partido de Pablo Marçal – até então primeiro colocado nas intenções de voto –, não se enquadra nesta regra.
Com uma progressiva toada de desrespeito e agressões a seus adversários e à própria imprensa, já surge, nos bastidores, a dúvida de se não seria mais prudente deixar de convidar Marçal para próximos encontros. Tendo em vista até mesmo que o próprio empresário, em entrevista ao podcast “Flow”, já admitiu que usa aqueles espaços da grande mídia para fazer seus cortes para as redes sociais; se recusando, deliberadamente, a entrar em discussões mais aprofundadas.
Esta ideia ganhou força em alguns setores da imprensa especialmente depois de Marçal ter atacado os jornalistas Josias de Souza (UOL e TV Gazeta) e Malu Gaspar (O Globo); sendo que, neste último episódio, ocorrido na edição desta segunda-feira (2) do programa Roda Viva, da TV Cultura, houve um bate-boca acalorado entre os dois. A jornalista levantou o tom após ser acusada de mentir em uma reportagem sobre o empresário. “Quando o senhor foi preso, eu estava lá, em Brasília, cobrindo o Mensalão. O senhor não vai me ensinar a fazer jornalismo”, disse Malu.
O comportamento de Marçal surpreende até mesmo quem já promove debates há décadas. Sob condição de anonimato, um produtor de televisão relatou à reportagem que a tática do empresário é contrariar o decoro e a solenidade que se espera deste tipo de ocasião. “Ele pega a todos no susto ao não demonstrar o mínimo de respeito e cordialidade que precisamos em um ambiente no qual os ânimos já são, naturalmente, acirrados. Não é regra escrita, mas sim princípios comuns de boa convivência”.
Para Carlos Melo, cientista político e professor do Insper, o que pode continuar a justificar a presença de Pablo Marçal em debates é o desempenho do candidato em pesquisas de intenção de voto. “De fato, o partido não tem representação [no Congresso], logo fica à critério das televisões. O critério tem sido a colocação nas pesquisas e o interesse jornalístico. Politicamente, é um transtorno, porque isso avilta a ideia do debate, que pensado para discutir ideias, programas. Eles não estão cumprindo esse papel”, afirma o professor.
“Eu penso que deveria haver uma nova forma de debate, em que se obrigasse o candidato a discutir programas de governo. Caso contrário, que fosse cortado mesmo”, conclui Melo.

Além da boa colocação de Marçal nas recentes pesquisas, há também um outro importante fator: a reação da audiência. Dados divulgados pela Folha de São Paulo mostram que a sabatina mais vista da série realizada pela GloboNews foi a do candidato do PRTB. A conversa foi a única a chegar na marca de 1 ponto de audiência no Ibope PNT da TV paga, o equivalente a 125 mil telespectadores no Brasil inteiro.
Nos momentos em que o empresário discursava nos debates da Band e TV Gazeta, o Kantar Ibope identificou o pico de audiência desses encontros. Na Band, o debate chegou a 5 pontos na Grande São Paulo, sendo que cada ponto equivale a 191 mil pessoas. Na Gazeta, no último domingo (1º), foram 3 pontos.
A pergunta que se faz é: vale a pena?
Próximo debate
O próximo debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo será realizado no dia 15 de setembro, um domingo, às 21h pela TV Cultura. A Jovem Pan havia marcado seu debate para esta quinta-feira (5), mas cancelou o evento, já que os principais candidatos nas pesquisas de intenção de voto não haviam confirmado presença.
*Matheus Pastori, colaboração para o Muita Informação, de São Paulo
Leia também:
Em clima de caos, debate para Prefeitura de São Paulo tem acusações, ataque a jornalista e segurança acionada
Áudios mostram suposto envolvimento de Pablo Marçal com criminosos e reprimenda do pai: ‘Honra teu pai e tua mãe’
PRTB recebe notificação que pode invalidar a candidatura de Marçal
Matheus Pastori
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30
Transalvador inicia campanha de Volta às Aulas com ações educativas no entorno de escolas nesta quarta
Mobilização acontece por dez dias com faixas, materiais informativos e atuação de agentes nos horários de pico
Simm oferece 479 vagas de emprego e estágio com salário de até R$ 8 mil em Salvador nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Hugo Calderano conquista Copa América e garante vaga no Mundial de Macau
Mesatenista brasileiro mantém invencibilidade no torneio e confirma fase consistente no circuito internacional
Polícia Civil lança site para rastrear aparelhos furtados no Carnaval da Bahia; entenda como funciona
Ferramenta integra banco de dados acessado pelas forças policiais em todo o estado
Festa de Iemanjá termina sem crimes graves e registra queda de quase 37% nos furtos em Salvador
Mais de 1.100 agentes atuaram no policiamento, com apreensão de objetos proibidos e uso de tecnologia de reconhecimento facial
Furdunço 2026 reúne grandes nomes da música baiana e movimenta pré-Carnaval de Salvador; confira atrações
Evento ocorre neste sábado (7), reunindo milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós, entre o Morro do Gato e o Farol da Barra
Câmara aprova criação de cargos em ministérios com impacto de até R$ 5,3 bilhões em 2026
Matéria reúne diferentes propostas de iniciativa do Poder Executivo e foi aprovada em votação simbólica, sem o registro individual do posicionamento dos parlamentares