Como ‘memes’ moldam campanhas políticas e promovem desinformação
Especialistas explicam como a ‘zoeira’ nas redes pode influenciar a opinião pública nas eleições

No último debate do primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, em 29 de setembro, a candidata Soraya Thronicke (Pode) protagonizou um momento que ficou marcado e virou meme. Ao confrontar o candidato Padre Kelmon (à época no PTB, atualmente no PL), Soraya declarou: “O senhor é um padre de festa junina”.
Essa frase ultrapassou o âmbito do debate televisivo e rapidamente viralizou na internet, se transformando em um ‘meme’ que segue vivo na memória dos eleitores até hoje.
O fenômeno virtual vai além de entreter. À Agência Brasil, Viktor Chagas, professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), “o meme cumpre essa função de entreter e divertir, mas também têm outros objetivos, especialmente no ambiente político”.
Chagas, que estuda o impacto dos memes nas campanhas políticas, explica que o termo não é uma invenção da era digital. Na verdade, ele foi cunhado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, no livro O Gene Egoísta, para descrever a maneira como informações culturais são transmitidas ao longo do tempo. “O conceito surge na década de 1970, portanto muito antes da popularização da internet”, explica o pesquisador.
Nos anos 1990, a definição de ‘meme’ foi apropriada pelos usuários da internet para descrever conteúdos virais, como imagens, vídeos e piadas que circulam amplamente nas redes sociais. Viktor Chagas diferencia essa evolução: “Podemos falar que há dois memes, um antes da internet e outro depois dela”.
O papel dos ‘memes’ na política
A utilização dos memes no ambiente político começou a ganhar força entre 2008 e 2012, segundo a pesquisadora Débora Salles, do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ (NetLab-UFRJ). Ela afirma que a campanha de Barack Obama nos Estados Unidos marcou o início dessa estratégia digital. “Obama foi o grande ponto de virada na campanha política on-line”, observa a pesquisadora.
No Brasil, os ‘memes’ começaram a ganhar destaque nas eleições de 2014, principalmente durante a reeleição de Dilma Rousseff. “As eleições de 2014 foram talvez o primeiro momento em que vimos efetivamente os memes entrarem na cena pública”, afirma Viktor Chagas, lembrando que Dilma e Marina Silva foram alvos de muitos ‘memes’ misóginos naquele ano.
Chagas ressalta que, no cenário político, os ‘memes’ têm sido usados como ferramentas estratégicas. “Eles podem contribuir para a construção de uma determinada leitura sobre um personagem da política, podendo atacar ou difamar”, explica. Além disso, campanhas eleitorais têm apostado na produção de memes ou no incentivo a influenciadores digitais para disseminá-los.
‘Memes’ e desinformação
Embora muitos ‘memes’ tenham caráter humorístico, Débora Salles destaca que grupos extremistas estão cada vez mais utilizando essa ferramenta para promover desinformação e disseminar discursos de ódio. “A questão é que eles têm sido cada vez mais utilizados por grupos extremistas”, afirma a pesquisadora.
A desinformação, segundo Salles, pode ser mais complexa do que a simples divulgação de informações falsas. Ela explica: “Muitas vezes, a desinformação está lidando com informações verdadeiras, mas tiradas de contexto e distorcidas”. Nesse sentido, ‘memes’ podem criar uma “zona cinzenta” entre o humor e o conteúdo problemático, o que torna difícil moderar e combater esse tipo de material nas plataformas digitais.
Salles também aponta que, além do humor ser usado como uma estratégia para driblar a moderação de conteúdo, o problema é agravado pela falta de transparência das plataformas em relação à administração dos memes problemáticos. “O principal desafio para combatê-los é que não sabemos muito bem como isso é administrado pelas plataformas”, alerta a pesquisadora.
Por fim, Salles aconselha que os eleitores mantenham atenção ao consumo de conteúdos humorísticos online, pois o humor pode servir como uma estratégia para veicular mensagens que não seriam facilmente ditas de maneira explícita.
Leia também:
PGR sugere progressão de pena para o ex-deputado Daniel Silveira ao regime semiaberto
Último debate entre candidatos à Prefeitura de Salvador acontece nesta quinta-feira (3)
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia