Pular para o conteúdo
Início » Como já é tradição, campanha em Salvador começa com pedidos de benção em missas

Como já é tradição, campanha em Salvador começa com pedidos de benção em missas

Como já é tradição, campanha em Salvador começa com pedidos de benção em missas
Bruno Reis e Geraldo Jr sobem Coluna Sagrada do Bonfim e Kleber Rosa vai à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Como já é tradição, a campanha nas ruas em Salvador começará, nesta sexta-feira (15), com pedidos de benção dos candidatos a prefeito. O vice-governador Geraldo Jr (MDB) e o prefeito Bruno Reis (União Brasil) vão participar da missa na Basílica do Senhor do Bonfim. No entanto, o emedebista estará na celebração eucarística das 7 horas e o candidato à reeleição estará na igreja às 8h30. Já o professor estadual Kleber Rosa (PSOL) comparecerá, às 11 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Os prefeituráveis Giovani Damico (PCB), Victor Marinho (PSTU) e Eslane Paixão (UP) ainda não divulgaram sua primeira agenda de campanha na capital baiana. A partir desta sexta, os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador já podem pedir votos nas ruas e na Internet. Carreatas e caminhadas com jingles ou mensagens de candidatos estarão permitidas até as 22 horas da véspera da eleição, ou seja, até o dia 5 de outubro.

Geraldo Jr

A chegada de Geraldo Jr e sua vice, Fabya Reis (PT), está marcada para 6h30, na Baixa do Bonfim, onde concentrarão candidatos à Câmara Municipal de Salvador (CMS), dirigentes partidários e lideranças políticas, antes de subirem a Colina Sagrada até a igreja. Ainda pela manhã, após a missa, Geraldo participará da sabatina promovida pela Rede Bahia. O encontro com jornalistas da TV Bahia, G1, Bahia FM e iBahia acontece às 9h30 e terá transmissão ao vivo nos canais oficiais do grupo de comunicação.

Bruno Reis

Para não correrem riscos de encontrar com o ex-aliado Geraldo Jr, Bruno Reis e sua vice, Ana Paula Matos (PDT), acompanharão a missa das 8h30, na Igreja do Bonfim. Assim como o emedebista, ele também estará acompanhado dos candidatos a vereador de sua coligação. Pela tarde, às 16h30, os dois inauguram o comitê de campanha, que funcionará na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), 1.254 – antiga loja Le Biscuit.

Kleber Rosa

Além da missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Kleber Rosa e sua vice, Dona Mira Alves (PSOL), acompanharão a caminhada Azoany, que reúne fiéis do catolicismo e do candomblé na luta contra a intolerância religiosa. O evento sairá do Pelourinho em direção ao bairro de São Lázaro. A chapa majoritária do PSOL e da Rede Sustentabilidade deverá chegar na Fundação Politécnica, por volta das 16h, rumo à igreja.

Kleber Rosa ressalta que a coordenação de campanha escolheu abrir a corrida eleitoral na igreja e na caminhada para enaltecer e demonstrar respeito e comprometimento com a religiosidade baiana marcada pelo sincretismo e pela luta contra a intolerância religiosa. “A caminhada Azoany representa a nossa cultura, a nossa história, e a nossa ancestralidade de resistência”.

Propaganda eleitoral

Nesta sexta-feira também inicia a propaganda eleitoral em rádios e TVs. Até esta quinta-feira (15) – último dia para registro das candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador –, qualquer manifestação explícita de pedido de voto está proibida pela legislação eleitoral.

O 1º turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Já o 2º turno, caso necessário, será realizado no dia 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores. Na Bahia, quatro cidades poderão ter 2º turno neste ano: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e a estreante Camaçari.

Leia também:

Giovani Damico oficializa candidatura a prefeito nesta quinta, último dia para registro na Justiça Eleitoral

Apenas Giovani Damico (PCB) ainda não registrou candidatura a prefeito de Salvador na Justiça Eleitoral

Bruno Reis se autodeclara branco para a Justiça Eleitoral

Equipe M!