Carlos Muniz acredita na reeleição de Bruno Reis no 1º turno em Salvador
Segundo presidente da CMS, Lula não deve influenciar nos votos na capital baiana e renovação de vereadores deve ser menor que nas últimas eleições
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), afirmou que a eleição desse ano será decidida no 1º turno em Salvador e o atual prefeito e aliado Bruno Reis (União Brasil) será reeleito com 65%. Segundo o tucano, mesmo com o crescimento do vice-governador Geraldo Jr (MDB) nas últimas pesquisas na corrida eleitoral na capital baiana, o emedebista deverá estacionar na casa dos 25%.
Um dos motivos para isso seria a diferença entre eleições municipais e estaduais. Com isso, Muniz não acredita na influência do presidente Lula (PT) nos votos dos soteropolitanos, já que não é candidato a nada nessas eleições e não teria o voto casado. Para ele, o ex-prefeito de Salvador e atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, pode influenciar mais na disputa pelo Palácio Thomé de Souza do que o presidente petista.
Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia desta segunda-feira (12), Muniz fez um balanço sobre a gestão do seu aliado na Prefeitura de Salvador e apontou os avanços nas áreas de saúde e infraestrutura. Segundo ele, o maior desafio do prefeito Bruno Reis foi o transporte público, assim como em outras capitais, e culpou os governos federal e estadual por contribuírem com isso. O vereador cobrou o apoio das duas esferas na isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do combustível, da compra de novos ônibus e das peças de reposição.
Já sobre a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o tucano disse que ele tem feito um bom trabalho na educação. No entanto, o petista tem um grande problema que é a segurança pública não só em Salvador como em toda a Bahia.
PSDB e renovação na CMS
O presidente da CMS também falou sobre a renovação de vereadores na capital baiana. De acordo com Carlos Muniz, que também comanda a federação PSDB-Cidadania, a média nos últimos anos foi de 33%, mas garante que nas eleições desse ano seja menor. Conforme o tucano, o trabalho contínuo dos vereadores nas suas bases nas comunidades será crucial para a reeleição.
Além disso, ele acredita no crescimento do PSDB na Casa. Atualmente, o partido possui quatro vereadores (além dele, Cris Correia, Daniel Alves e Téo Sena) e deve conseguir eleger, no mínimo, seis parlamentares no dia 6 de outubro.
Gestão e mandato na CMS
Ainda em entrevista ao jornal, Carlos Muniz também falou sobre sua gestão à frente da Câmara Municipal de Salvador desde janeiro do ano passado. Entre os avanços, o tucano ressaltou as medidas implantadas para maior transparência na Casa e o cuidado com os servidores e o dinheiro público, devolvendo R$ 16 milhões para a Prefeitura de Salvador em 2023.
Reeleito pelo extinto PTB (que se juntou ao Patriota e se transformou no PRD em novembro do ano passado), Muniz se filiou ao PSDB em abril de 2023. Entre as principais ações em seu quarto mandato na CMS, o vereador comemorou a aprovação do projeto de Lei das sacolas plásticas, que segundo ele, retirou de circulação mais de 15 milhões em apenas um mês, se tornando um marco para a preservação ambiental na cidade. A matéria estava em tramitação desde 2015 e, após sua aprovação neste ano, passou por um aperfeiçoamento para garantir a gratuidade de sacolas de papel, já que empresários passaram a cobrar pela sacola plástica.
Outro projeto de Lei de sua autoria é o que sugere ao prefeito Bruno Reis criar o programa municipal Morar Melhor Prédios, assim como já o existente para reformar casas. A proposta, segundo Muniz, deve ser votada ainda nesta segunda-feira no plenário da CMS e, se aprovada e promulgada, vai garantir a reforma de grandes conjuntos habitacionais populares de Salvador, como nos bairros de Cajazeiras, Doron, Marback e Saboeiro.
Leia também:
Carballal defende nacionalização da campanha de Geraldo Jr: ‘é o bloco de Lula contra Bolsonaro’
Eslane e Kleber assumem compromisso com entidades de matriz africana
Carreira lista BRT, Mané Dendê, obras no Centro e novos hospitais como principais marcas de Bruno
Mais Lidas
Eleições 2024
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Moraes determina que PF entregue laudos sobre os mandantes do caso Marielle
Cidade goiana fará nova eleição para vereadores com mandato de apenas um mês
Congresso reorganiza agenda para receber líderes do P20 e antecipa discussão de projetos
Votação do projeto sobre as emendas parlamentares está prevista para esta segunda-feira (4)
PSB troca apoio a Elmar por diálogo com Hugo Motta na disputa pela Câmara
Deputados da sigla devem solicitar 'mais protagonismo' para o PSB na Câmara dos Deputados
Sônia Guajajara destaca papel do Brasil na luta contra as mudanças climáticas
Ministra dos Povos Indígenas ressalta a importância da demarcação de terras indígenas na redução do desmatamento
Trilhos do VLT começam a ser instalados no início de 2025, diz Jerônimo Rodrigues
Primeiros testes e operações com trens podem ocorrer até o final de 2025 ou início de 2026
Secretário Cláudio Peixoto participa de missão internacional para fortalecer relações de planejamento
Secretário do Planejamento discute desenvolvimento regional e governança na OCDE e União Europeia
Jerônimo avalia reunião sobre segurança pública com governadores e Lula: ‘Iniciativa exemplar’
Para o governador da Bahia, abordagem permitiu que as lideranças estaduais se sentissem ouvidas e acolhidas
Marta Rodrigues critica Bruno Reis por não adotar tarifa zero para o Enem: ‘Não é seu forte garantir direitos’
Levantamento aponta que pelos menos 17 capitais tiveram ao menos um modal de transporte gratuito aos candidatos
Elmar Nascimento assume relatoria do PLP sobre emendas, designado por Lira
Lira estaria negociando para que Elmar retire sua candidatura à presidência da Câmara em favor de Hugo Motta
Otimista, Jerônimo diz que não pode fazer anúncios pela BYD: ‘Ritmo está muito bom’
Governador afirmou que acompanha a eleição da União dos Municípios da Bahia (UPB), mas não pode interferir
G20 da Cultura em Salvador: ministra Margareth Menezes destaca importância da capital sediar evento
Evento promoverá discussões e debates para alcançar consensos e definir ações nas quais a cultura possa ter um papel positivo no enfrentamento das mudanças climáticas