Justiça nega pedido de Caetano para retirar declaração de Lula usada na propaganda de Flávio
Em corte de entrevista, presidente afirmou que ‘Camaçari estava meio p* com Caetano’ durante mandato do petista em 1985

A Justiça Eleitoral negou o pedido do candidato à Prefeitura de Camaçari, Luiz Caetano (PT), de retirar as falas do presidente Lula (PT) que foram utilizadas na propaganda de rádio do vereador Flávio Matos (União Brasil), adversário do petista no 2º turno do município. No corte da entrevista, o petista critica um dos mandatos de Caetano à frente da cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Desse modo, Flávio se aproveitou das palavras do próprio presidente, que é forte cabo eleitoral do candidato, para condenar os governos do ex-prefeito em Camaçari. Na declaração completa, Lula afirma que Caetano não fez uma boa gestão entre 1985 e 1988.
“Talvez tenha sido a pior gestão dele. Eu lembro que quando eu vim a Camaçari naquele ano o povo estava meio p* com o Caetano. Mas depois ele ficou um tempo fora, voltou, se elegeu e foi um extraordinário prefeito. Eu acho ótimo. É esse Caetano bom que está voltando e é esse Caetano bom que eu vou apoiar hoje. Vou pedir ao povo de Camaçari que escolha Caetano no 2º turno”, disse Lula em entrevista à Rádio Metrópole na última quinta-feira (17).
Diante deste depoimento, a defesa de Caetano alegou que Flávio utilizou trecho de áudio de entrevista concedida pelo presidente, o que representaria afronta à legislação eleitoral, especificamente ao art. 54 da Lei nº 9.504/1997. Isso porque, o candidato do União Brasil teria cortado o contexto, colocando apenas a frase inicial.
Ainda assim, a juíza eleitoral Maria Claudia Salles Parente negou a liminar, ao argumentar que, “em uma análise do conteúdo impugnado, não vislumbro, nas teses jurídicas suscitadas pelo representante, a suficiente plausibilidade a ensejar o deferimento da concessão da liminar”.
Segundo a magistrada, a declaração de Lula não demonstra apoio a Flávio Matos, o que neste caso seria indevido, e não tem elementos suficientes para ser retirado do ar. “Não possui aptidão para sugerir demonstração de apoio político ao candidato representado, pertencente à coligação adversária”.
Camaçari
Desde a abertura das campanhas, Camaçari vive a corrida eleitoral mais disputada da Bahia e uma das mais acirradas do Brasil. Pela primeira vez na história, a cidade da RMS terá um 2º turno, que será definido no próximo domingo (27). O ex-prefeito liderou a apuração do 1º turno, com 49,52% (77.926) dos votos, e Flávio Matos ficou em segundo lugar, com 49,17% (77.367).
Por um lado, Caetano tenta o seu 4º mandato como prefeito, já que governou o município em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Por outro, Flávio quer dar continuidade ao trabalho realizado pelo prefeito reeleito Elinaldo Araújo (UB) nos últimos 8 anos de comando do 4º maior colégio eleitoral da Bahia.
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Simm oferece 326 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta terça-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Governo da Bahia abre inscrições para qualificação gratuita de mototaxistas em 47 cidades; saiba como participar
Iniciativa prevê qualificar 6.500 profissionais em 75 municípios da Bahia entre 2025 e 2027

Marrone quebra silêncio sobre queda que trincou cinco costelas em show: ‘apaguei por um minuto’
Cantor caiu de uma altura de cerca de três metros. Ele sofreu múltiplos ferimentos: precisou levar quinze pontos, trincou cinco costelas e teve lesões na mão

Defensoria Pública realiza mutirão para mães solo em busca de pensão alimentícia neste sábado; veja como participar
Expectativa é atender aproximadamente 400 mulheres, com foco em acordos e ações judiciais para fixação ou cobrança de pensão alimentícia

Navio da Marinha do México colide com ponte em Nova York; acidente deixa dois mortos e 22 feridos
Embarcação de treinamento da Marinha mexicana colidiu com estrutura no Brooklyn; autoridades dos EUA apuram falha mecânica

Bahia Aplaude encerra mostra com espetáculos que celebram ancestralidade, memórias e infâncias
Última semana da mostra reúne espetáculos voltados ao público adulto e infantojuvenil em três espaços culturais de Salvador

Justiça dá 20 dias para União explicar gastos com viagens internacionais de Janja
Na decisão, juiz negou pedido de liminar que buscava impedir pagamento das despesas com os deslocamentos internacionais da primeira-dama

INSS vai exigir biometria para desbloquear empréstimo consignado a partir de sexta-feira
Medida entra em vigor após denúncias de fraudes em descontos não autorizados na folha de aposentados

Governo federal autoriza duplicação do contorno de Feira de Santana e anuncia novas obras na BR-101
Ministro Renan Filho anunciou duplicação de trechos da BR-101, entre as divisas da Bahia com Sergipe, e da Bahia com Espírito Santo

Lula assina decreto que proíbe ensino EAD em Medicina e em outras 4 graduações; veja quais
Decisão faz parte da Nova Política de Educação a Distância, que também estabelece que cursos da área de saúde poderão ter modelos presencial ou semipresencial