O prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), se autodeclarou como branco na Justiça Eleitoral. Com a decisão, e em virtude da edição da resolução 23.655, do Tribunal Superior Eleitoral, de 2021, o candidato à reeleição abre mão de qualquer benefício de cotas durante o pleito deste ano. Isso porque, a Lei eleitoral prevê o aumento de repasse partidário a candidatos pretos e pardos.
“Me autodeclarei como branco para a Justiça Eleitoral tendo em vista que a nova legislação que foi regulamentada para 2022 prevê fundo partidário para quem se autodeclara pardo. Como não iria utilizar esse benefício e para não restar qualquer tipo de dúvidas, tomei a decisão de mudar, mesmo tendo me declarado pardo na última eleição que disputei em 2020”. disse o candidato do União Brasil.
Ao falar sobre a autodeclaração, o prefeito Bruno Reis também destacou que sua gestão tem adotado medidas de combate ao racismo e às diferentes formas de discriminação. Ele citou ações como o Salvador Capital Afro, programa de inclusão da população negra nos ganhos da economia afro da cidade, o Rolê Afro, AfroBiz, Afroestima e o Casa Odara, programa que oferece melhorias na infraestrutura física de terreiros de religiões de matriz africana.
Como se autodeclaram os demais candidatos?
Além do prefeito Bruno Reis, o candidato do MDB e vice-governador, Geraldo Júnior, e o candidato do PSTU, Victor Marinho, também se autodeclararam brancos. Já o candidato do PSOL, Kleber Rosa, e a candidata da Unidade Popular, Eslane Paixão, se autodeclararam pretos. Como já mostrado pelo Portal M!, Giovani Damico (PCB) ainda não registrou sua candidatura à prefeito de Salvador na Justiça Eleitoral.
Leia também:
Jerônimo diz que definição de candidato de Juazeiro deve sair até quinta-feira