Bruno Reis pede que adversários sejam ‘mais honestos’ nas discussões sobre transporte público
Prefeito voltou a dizer que a readequação das linhas de ônibus foi realizada em acordo com Governo do Estado
O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), enfatizou as melhorias nas condições do trânsito na cidade durante sua gestão. Ele destacou uma série de obras realizadas no âmbito do Plano de Mobilidade em diversas regiões da capital baiana, especialmente nas áreas mais carentes, durante sabatina promovida pela Central das Eleições da Rede Bahia, nesta terça-feira (13).
Bruno Reis também voltou a falar que a readequação das linhas de ônibus foi realizada em acordo com o Governo do Estado, durante a transferência do metrô para o controle estadual. “Com a chegada do metrô e das novas estações, houve a exigência do governo de que não houvesse linhas concorrentes com o metrô. A integração foi feita com base na entrada de um novo modal. Com a chegada do VLT e, espero, do teleférico, precisaremos fazer novas adequações”, esclareceu.
O candidato à reeleição pediu que seus adversários “sejam mais honestos nas discussões sobre mobilidade urbana e transporte público”, ressaltando que as alterações nas linhas de ônibus foram feitas em cumprimento a um contrato de programa assinado antes da implantação do metrô.
Entre as novas vias mencionadas pelo gestor estão a Via Bronze, que conecta Nova Brasília de Valéria a Valéria, a Estrada das Pedreiras na região de Cassange, e a Estrada dos Fidalgos, além das ligações Jaguaripe-29 de Março, Avenida Mário Sérgio-Nova Esperança e Avenida Gal Costa-Pau da Lima.
“Nossas maiores intervenções de mobilidade não foram na região central. Quem vive nos bairros periféricos sabe a transformação que está acontecendo”, afirmou o prefeito. Bruno Reis também destacou um dos maiores projetos planejados para o futuro, caso seja reeleito: o Teleférico do Subúrbio, que promete contribuir significativamente para a mobilidade urbana em Salvador.
O prefeito anunciou que em breve serão entregues as ligações BR 324-Mata Escura e Vila Laura-Rótula do Abacaxi. Nos próximos dias, também terão início as obras para conectar a Avenida Luís Eduardo Magalhães e a Rua Thomaz Gonzaga, visando melhorar a mobilidade em Pernambués. Além disso, estão sendo elaborados projetos para as conexões Calabetão-BR 324 e CAB-Arenoso-Novo Horizonte.
Bruno Reis também listou uma série de intervenções realizadas ou em andamento em áreas com históricos problemas de trânsito, como o complexo viário Tatti Moreno, o pontilhão da Rua Marcos Freire e a ponte sobre o Rio Camarajipe, todos na região da Avenida Tancredo Neves, além de um conjunto de viadutos na área do Shopping da Bahia e obras na Rótula do Abacaxi.
“Hoje, é evidente que Salvador é uma cidade mais fluida, uma das mais fluidas do Brasil. No passado, enfrentávamos uma realidade de caos no trânsito, e nós transformamos essa situação”, acrescentou.
Integração de Modais
O prefeito reforçou que a solução para os problemas de mobilidade em Salvador passa por uma integração mais ampla entre diferentes modais de transporte, incluindo ônibus convencionais, sistema complementar (os “amarelinhos”), BRT, metrô, BRS (em implantação), VLT e teleférico, os dois últimos ainda a serem implementados.
“Já temos o BRT em operação, com mais dois trechos previstos: um pelas avenidas Magalhães Neto, Luís Eduardo e San Martin, chegando à Cidade Baixa; e outro pelas avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, chegando a Pirajá e descendo até o Lobato. Na Orlando Gomes, seria BRT, mas o Estado optou pelo VLT. Assim que o projeto for apresentado, será aprovado imediatamente. Pela Orla, será implantado o BRS. O teleférico vai conectar o VLT ao metrô, levando o transporte sobre trilhos para o Subúrbio. Serão sete modais operando de forma integrada, com pagamento de uma única tarifa”, detalhou.
Leia também:
Kleber Rosa promete criar sistema de segurança pública municipal para combater violência em Salvador
Apenas Giovani Damico (PCB) ainda não registrou candidatura a prefeito de Salvador na Justiça Eleitoral
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports