O prefeito de Salvador e pré-candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), anunciou nesta terça-feira (20) que a gestão municipal expandiu em 150% a oferta de vagas em creches na capital baiana, elevando o total de 17 mil para mais de 40 mil. “Eu estava nessa manhã no CMEI [Centro Municipal de Educação Infantil] Castro Alves, que atende a região de Pituaçu, Boca do Rio e Imbuí. Oferecia 120 vagas e agora são 200. Uma manhã emocionante, vendo o depoimento das mães”, disse, em entrevista à rádio Cardeal FM.
O gestor reforçou que, nos próximos meses, Salvador atingirá a meta de cobertura de 50% para creches, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE). Atualmente, a cidade já conta com uma cobertura de 45%, superior à média nacional de 40%.
O candidato apontou também outros avanços na educação infantil nos últimos anos. “Éramos a última do Brasil no Pnad [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios] e universalizamos. Hoje temos mais vagas do que demanda para crianças de 4 e 5 anos na rede como um todo”, explicou.
“E as creches comunitárias fazem parte da nossa rede. Está na LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Não são entidades auxiliares; fazem parte, recebem recursos. Inclusive, eu sou o primeiro prefeito da história que está repassando a 13ª parcela, o mesmo material escolar, as duas fardas, os dois tênis, a mochila… Todo o material pedagógico e escolar que entregamos na rede foi entregue nas escolas e creches comunitárias. E ano que vem elas vão passar a ter a mesma merenda da nossa rede”, acrescentou.
Leia também:
Bruno Reis volta a dizer que está mais preparado e experiente: ‘não podemos deixar nossa cidade retroceder’
ACM Neto diz que abriu espaço para Bruno Reis comandar Salvador e reforça sentimento de orgulho do prefeito: ‘Eu estava certo’