O prefeito e candidato à reeleição em Salvador, Bruno Reis (União Brasil) anunciou nesta terça-feira (1º) a ampliação do programa Treinar Para Empregar, iniciativa de capacitação de mão de obra que já conta com recursos assegurados do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O programa, segundo o candidato, tem como meta formar 100 mil pessoas nos próximos quatro anos.
Bruno Reis destacou que a ampliação do programa será possível por meio de parcerias com instituições como o Senai Cimatec e o Senac. Ele enfatizou a importância da iniciativa, que integra seu plano de governo junto a outros dois projetos: a Renaturalização da Bacia do Rio Camarajipe e os Corredores Verdes.
Segundo ele, os projetos visam enfrentar problemas históricos e conjunturais enfrentados pela capital baiana, necessitando, portanto, de um maior volume de investimentos e ações integradas.
De acordo com o plano de governo apresentado por Bruno Reis, a estimativa de formação de 100 mil pessoas terá um impacto significativo na força de trabalho de Salvador, conforme dados de 2022 do IBGE. Ele reiterou que o programa foi iniciado em sua gestão, em 2021, e no passado os cursos profissionalizantes eram vinculados ao Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), sem que a Prefeitura realizasse ações próprias.
Ele enfatizou os resultados alcançados no programa nos últimos quatro anos, mesmo diante das adversidades impostas pela pandemia. “Nos últimos quatro anos, mesmo em meio à crise da pandemia, com as adversidades todas que foram impostas, em especial a necessidade do isolamento social, nós formamos 62 mil pessoas em cursos de qualificação de mão de obra”, afirmou.
Bruno Reis também mencionou a atuação do Sistema de Intermediação para o Emprego (Simm), que facilitou a inserção no mercado de trabalho. “Só no nosso governo, mais de 18 mil pessoas passaram pelo Simm e saíram empregadas”, concluiu, ressaltando o compromisso de sua gestão com a qualificação profissional e a geração de emprego em Salvador.
Leia também:
Paraná Pesquisas: Bruno Reis mantém liderança e Geraldo Jr em empate técnico com Kleber Rosa
Geraldo cita falta de vagas em creches em Salvador e diz que é ‘triste legado’ de Bruno Reis