O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), enfatizou as melhorias nas condições do trânsito na cidade durante sua gestão. Ele destacou uma série de obras realizadas no âmbito do Plano de Mobilidade em diversas regiões da capital baiana, especialmente nas áreas mais carentes, durante sabatina promovida pela Central das Eleições da Rede Bahia, nesta terça-feira (13).
Bruno Reis também voltou a falar que a readequação das linhas de ônibus foi realizada em acordo com o Governo do Estado, durante a transferência do metrô para o controle estadual. “Com a chegada do metrô e das novas estações, houve a exigência do governo de que não houvesse linhas concorrentes com o metrô. A integração foi feita com base na entrada de um novo modal. Com a chegada do VLT e, espero, do teleférico, precisaremos fazer novas adequações”, esclareceu.
O candidato à reeleição pediu que seus adversários “sejam mais honestos nas discussões sobre mobilidade urbana e transporte público”, ressaltando que as alterações nas linhas de ônibus foram feitas em cumprimento a um contrato de programa assinado antes da implantação do metrô.
Entre as novas vias mencionadas pelo gestor estão a Via Bronze, que conecta Nova Brasília de Valéria a Valéria, a Estrada das Pedreiras na região de Cassange, e a Estrada dos Fidalgos, além das ligações Jaguaripe-29 de Março, Avenida Mário Sérgio-Nova Esperança e Avenida Gal Costa-Pau da Lima.
“Nossas maiores intervenções de mobilidade não foram na região central. Quem vive nos bairros periféricos sabe a transformação que está acontecendo”, afirmou o prefeito. Bruno Reis também destacou um dos maiores projetos planejados para o futuro, caso seja reeleito: o Teleférico do Subúrbio, que promete contribuir significativamente para a mobilidade urbana em Salvador.
O prefeito anunciou que em breve serão entregues as ligações BR 324-Mata Escura e Vila Laura-Rótula do Abacaxi. Nos próximos dias, também terão início as obras para conectar a Avenida Luís Eduardo Magalhães e a Rua Thomaz Gonzaga, visando melhorar a mobilidade em Pernambués. Além disso, estão sendo elaborados projetos para as conexões Calabetão-BR 324 e CAB-Arenoso-Novo Horizonte.
Bruno Reis também listou uma série de intervenções realizadas ou em andamento em áreas com históricos problemas de trânsito, como o complexo viário Tatti Moreno, o pontilhão da Rua Marcos Freire e a ponte sobre o Rio Camarajipe, todos na região da Avenida Tancredo Neves, além de um conjunto de viadutos na área do Shopping da Bahia e obras na Rótula do Abacaxi.
“Hoje, é evidente que Salvador é uma cidade mais fluida, uma das mais fluidas do Brasil. No passado, enfrentávamos uma realidade de caos no trânsito, e nós transformamos essa situação”, acrescentou.
Integração de Modais
O prefeito reforçou que a solução para os problemas de mobilidade em Salvador passa por uma integração mais ampla entre diferentes modais de transporte, incluindo ônibus convencionais, sistema complementar (os “amarelinhos”), BRT, metrô, BRS (em implantação), VLT e teleférico, os dois últimos ainda a serem implementados.
“Já temos o BRT em operação, com mais dois trechos previstos: um pelas avenidas Magalhães Neto, Luís Eduardo e San Martin, chegando à Cidade Baixa; e outro pelas avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, chegando a Pirajá e descendo até o Lobato. Na Orlando Gomes, seria BRT, mas o Estado optou pelo VLT. Assim que o projeto for apresentado, será aprovado imediatamente. Pela Orla, será implantado o BRS. O teleférico vai conectar o VLT ao metrô, levando o transporte sobre trilhos para o Subúrbio. Serão sete modais operando de forma integrada, com pagamento de uma única tarifa”, detalhou.
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