Após dissidentes do PT, lideranças do PSB também declaram apoio a Kleber Rosa
Abandono cai como bomba no comitê de Geraldo, já que partido é presidido por Lídice, que é coordenadora-geral de sua campanha; em nota, legenda minimiza
Algumas lideranças do PSB de Salvador anunciaram, na manhã desta terça-feira (24), que abandonaram a campanha do vice-governador Geraldo Jr (MDB) a prefeito de Salvador “por falta de afinidade ideológica” e vão apoiar o professor estadual Kleber Rosa (PSOL) na disputa ao Palácio Thomé de Souza. A declaração acontece logo após dissidentes do PT reafirmarem o apoio ao psolista, em função do “compromisso com as pautas da esquerda e sua ligação com os movimentos sociais”.
O abandono anunciado pelos pessebistas cai como uma bomba no comitê do vice-governador, já que o partido é presidido na Bahia pela deputada federal Lídice da Mata, que é coordenadora-geral da campanha do emedebista. Em reunião com Kleber Rosa, os militantes afirmaram que “não se sentem motivados com a candidatura do emedebista, porque Geraldo não possui uma trajetória de esquerda”, fazendo referência ao fato de ele ter sido aliado do ex-prefeito ACM Neto (vice-presidente do União Brasil) e do atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), quando presidia a Câmara Municipal de Salvador (CMS).
De acordo com a liderança do PSB, Kleber Rosa “sempre atuou em defesa da população negra, é um ativista social comprometido com as pautas dos movimentos sociais, e irá priorizar durante a gestão, caso seja eleito, a preservação das áreas verdes, e as demandas populares”. Inclusive, a falta de políticas públicas voltadas para este tema são uma das principais críticas de Kleber à atual gestão municipal, que segundo ele governa “de costas” para os menos favorecidos.
“Nunca mudou de lado e sempre esteve com o presidente Lula e com as bandeiras da esquerda”, disse Reginaldo Alves (PSB), diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e candidato a vereador também presente no encontro com o psolista.
Nota do PSB
Procurada pelo Portal M!, Lídice não se manifestou, mas o PSB enviou uma nota da presidente do partido em Salvador, Cassia Magalhães. A dirigente minimizou o abandono e classificou como “um movimento isolado o apoio de alguns militantes à candidatura de Kleber Rosa (PSOL)”.
“Nossa presidente Lídice da Mata e nossos candidatos a vereador estão firmes e acreditam na ida de Geraldo Jr ao segundo turno”, se limitou a nota informando que o partido “segue apoiando a candidatura” do emedebista a prefeito de Salvador.
Apoio no 2º turno
Além de receber o apoio do PSB, Rosa também indicou que teria o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, através do “diálogo”, caso chegue ao 2º turno no dia 6 de outubro. Segundo ele, o presidente Lula (PT) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que são apoiadores de Geraldo Jr, iriam participar de sua campanha eleitoral.
Apesar disso, o professor ocupa, atualmente, o 3º lugar nas pesquisas de intenção de votos, com apenas 4% de apuração. Geraldo Jr tem apenas 6% das intenções e, em primeiro lugar, Bruno Reis com 74%. Caso o levantamento esteja correto, a disputaria se encerraria ainda no 1º turno das eleições.
Leia também:
PT e coligações lideram apenas em uma capital do Nordeste, revela Quaest
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Bahia abre placar no início, sofre virada e perde por 2 a 1 para Juventude
Próximo desafio do Esquadrão será contra Palmeiras, no dia 20 de novembro, em Salvador
Vitória perde de virada para Corinthians em duelo contra rebaixamento na Série A
Próximo jogo do rubro-negro será no dia 20 de novembro, contra Criciúma, no estádio Heriberto Hulse
Ludmilla e Brunna anunciam que esperam primeiro filho
Notícia foi dada durante show, em São Paulo
Lula busca aproximação com evangélicos e planeja convite para ministério
Interlocutores afirmam que reforma ministerial ocorrerá em breve
Polícia Civil promove encontro de Léo Santana com fã autista
Jovem de 23 anos viajou sozinho do Espírito Santo para Salvador, onde conheceu o artista
Debates sobre pacote de corte de gastos atrasam por serem medidas estruturais, diz Lula
Presidente e lideranças analisam alternativas que incluam contribuições do 'andar de cima' e preservem a base popular
‘Responsáveis serão severamente punidos’, diz Tarcísio de Freitas sobre assassinato de empresário
Antônio Vinicius Lopes Gritzbach morreu e quatro pessoas ficaram feridas no ataque
Novembro Azul: oncologista explica pesquisa promissora de vacina contra câncer de próstata
João Paulo Medrado contou detalhes sobre imunizante em teste nos EUA, falou dos avanços em técnicas cirúrgicas e destacou a importância do diagnóstico precoce
Paulo Rogério Nunes: ‘A criatividade negra está presente na sociedade em vários aspectos’
Confira mensagem em vídeo para o Novembro Negro do autor do livro 'Oportunidades Invisíveis' e um dos idealizadores do Festival Afrofuturismo
Mais de 376 mil baianos fazem o Enem neste domingo; confira operação do metrô e outras dicas
Estudantes terão apoio para mobilidade e receberão kits da SEC