Apesar da Embasa liderar reclamações, Geraldo Jr diz que vai tratar gestão da água ‘com seriedade’
Candidato condena críticas do atual prefeito Bruno Reis à estatal e diz que vai tratar assunto ‘sem ameaças’
O vice-governador da Bahia e candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Jr (MDB), afirmou, nesta terça-feira (24), que vai tratar a distribuição de água “com seriedade”. A declaração acontece logo após a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que é de responsabilidade da gestão estadual, ser condenada pela Justiça a pagar indenização de R$ 100 mil à população soteropolitana por danos morais e cobrança indevida do consumo mensal de água.
A empresa responsável pela distribuição hídrica no Estado é líder em reclamações, justamente por não cumprir os seus serviços de forma efetiva em algumas ocasiões. Durante encontro sobre o tema no seu comitê central, o candidato propôs debater a gestão dos recursos hídricos na capital baiana e voltou a criticar o governo do atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil).
“Precisamos tratar a gestão da água com seriedade e sem ameaças. Portanto, prefeito, pare de ameaçar que não vai renovar o contrato com a Embasa e que vai privatizar a água e o esgoto. A água é um direito de toda cidade. Não vamos barganhar nem privatizar, como tem ocorrido nesta gestão”, disse.
Em seu discurso, o vice-governador assegurou que o seu objetivo é garantir a “universalização” do acesso à água, através do “diálogo saudável” com a distribuidora. “Nós vamos sentar com a Embasa, estabelecer prioridades e celebrar um contrato que fortaleça o controle e o monitoramento dos serviços. Dessa forma, vamos impor um plano de metas e investimentos em Salvador, até que tenhamos garantido a universalização do acesso à água e ao saneamento básico”, declarou.
Outra temática abordada pelo candidato foi a regularização dos canais de Salvador para reduzir as enchentes da cidade. Geraldo Jr frisou que, caso seja eleito ao Palácio Thomé de Souza, a otimização da infraestrutura do saneamento básico estaria garantida, mesmo que as pesquisas indiquem que ele está com apenas 6% das intenções de voto e 43% de rejeição da população.
“No nosso plano de governo, já temos a proposta de alargar e regularizar o curso dos córregos e canais de Salvador, além de impedir novas ocupações em seus leitos e margens, para que possamos reduzir as enchentes em nossa cidade. Cuidar do saneamento é cuidar da saúde e, para nós, isso é um assunto prioritário”, concluiu.
Leia também:
Após dissidentes do PT, lideranças do PSB também declaram apoio a Kleber Rosa
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro