Aladilce se declara parda, mas renuncia à cota do fundo eleitoral
Ao abrir mão do fundo eleitoral racial, Aladilce Souza reforça apoio às lutas por igualdade e sub-representação racial
Desde o início de sua trajetória política, há mais de duas décadas, a ex-vereadora Aladilce Souza (PCdoB) se identifica como parda, baseando-se na definição do IBGE, que classifica essa autodeclaração para indivíduos descendentes de uma mistura de raças, incluindo branca, negra e indígena.
No entanto, com a recente implementação da cota racial no fundo eleitoral, Aladilce decidiu manter essa identificação, mas optou por abrir mão da ajuda financeira relacionada, apresentando junto ao registro de sua candidatura uma carta renunciando ao benefício.
“Sou totalmente favorável a essa política afirmativa, criada justamente para reduzir a sub-representação racial na política. Nunca busquei protagonismo na luta antirracista, muito pelo contrário, sempre me coloquei como uma aliada de todas as horas. Mas me reservo o direito de continuar me autodeclarando parda, uma leitura social da minha composição familiar, sem usufruir de nenhum benefício financeiro ou político por isso. Sempre reconheci os privilégios de quem tem a pele clara, de quem nunca foi submetida a constrangimentos e agressões em decorrência de preconceito racial, e sempre me coloquei ao lado dos movimentos antirracistas, colocando meus mandatos a serviço das lutas por igualdade”, declarou.
Aladilce, que se destacou na Câmara de Salvador por sua atuação em favor do Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, relembrou as dificuldades enfrentadas durante a aprovação da medida, especialmente a oposição de uma bancada conservadora que tentava invisibilizar a luta do povo preto e das religiões de matriz africana.
Ela reafirmou sua defesa intransigente das políticas afirmativas, salientando a importância dessas medidas na política para corrigir a sub-representação racial, especialmente em uma cidade como Salvador, considerada a capital mais negra fora da África, e na Bahia, estado com a maior população indígena do Brasil.
“Sou ferrenha defensora das políticas afirmativas, sejam quais forem. No campo da política, elas devem reduzir e reparar a sub-representação racial, ainda mais em Salvador, a capital mais negra fora da África, e na Bahia, estado com mais indígenas do Brasil”, ressaltou Aladilce.
Leia também:
Delegada Kátia Alves inicia campanha para Câmara Municipal de Salvador
Hilton Coelho projeta vitória de Kleber e crescimento do PSOL na Câmara
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Luiz Caetano anuncia secretariado para gestão em Camaçari; confira os nomes
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Castramóvel inicia atendimentos na Avenida Paralela, em Salvador
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
Neste processo seletivo, 67 mil vagas estarão disponíveis, com 50% dessas vagas reservadas para o Fies Social
Brasil registra crescimento da atividade econômica em novembro, mas setores apontam desaceleração
Economia brasileira registrou um crescimento de 0,6% em novembro, quando comparado ao mês anterior
Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro impulsiona vendas do livro ‘Ainda Estou Aqui’
Após o Globo de Ouro, a média diária de vendas do livro cresceu mais de 9 vezes
Fake news sobre taxação do Pix alcançou 87% dos brasileiros, aponta pesquisa Quaest
Vídeo viral e crise nas redes sociais influenciaram decisão do governo sobre revogar norma da Receita Federal
Reforma tributária isenta itens da cesta básica de tributos; veja a lista completa
Medida promove mudanças no preço de alimentos e bebidas, definindo itens com alíquota zero, alíquota reduzida e produtos que serão sobretaxados
Anitta destaca relação com a Bahia, diz que Carnaval em Salvador ‘abriu’ sua mente e se declara: ‘Axé mudou minha vida’
Cantora também comentou sobre a participação no novo álbum do BaianaSystem e afirmou ser 'muito fã' do grupo: 'Mais que música, é uma filosofia'
Maike e Gabriel vencem a Prova do Anjo e garantem imunização no BBB 25
Dupla escolheu Diego e Daniele Hypolito para o Castigo do Monstro e tem o poder imunizar uma dupla neste domingo (19)
Luiz Caetano promete ‘mobilização social’ em seu governo durante Lavagem de Abrantes
Prefeito destaca ações para saúde, educação e infraestrutura, com promessa de governar ouvindo a população
Alinne Rosa reúne ex-cantoras do Cheiro de Amor em show histórico em Salvador
Ensaio do Bloco O Vale, no Largo de Tieta, contou com Carla Visi, Vina Calmon e Raquel Tombesi em apresentação emocionante
Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE