TCA abre inscrições para cursos gratuitos de iniciação à música clássica; veja como participar
Cursos são gratuitos, realizados no formato on-line e voltados para pessoas a partir de 15 anos que desejam iniciar o contato com a música clássica

O Teatro Castro Alves (TCA) abriu, nesta segunda-feira (2), as inscrições para a segunda edição de 2025 dos Cursos de Iniciação ao Universo da Música Sinfônica. Os cursos são gratuitos, realizados no formato on-line e voltados para pessoas a partir de 15 anos que desejam iniciar o contato com a música clássica, mesmo sem experiência prévia.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 14 de junho, por meio de formulário disponível no site. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com limite de participação em apenas uma turma por pessoa. Quem já participou do mesmo curso em edições anteriores não poderá se inscrever novamente.
Três cursos, um encontro semanal e 420 vagas
Com início das aulas marcado para o dia 24 de junho, os cursos oferecidos são: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas; e “Iniciação à flauta doce”, com Uibitu Smetak. Todos os professores são músicos integrantes da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).
As aulas serão ao vivo, uma vez por semana, pela plataforma Zoom, com duas turmas por curso e 420 vagas no total. O projeto é realizado em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Os inscritos selecionados serão informados por e-mail até o dia 20 de junho e deverão confirmar o interesse na vaga.
No curso de flauta doce, será exigido que o participante tenha o instrumento já na primeira aula. A recomendação é pela aquisição da flauta soprano barroca. A câmera deverá permanecer aberta durante as aulas para possibilitar orientação técnica. Para obter o certificado, será exigida frequência mínima de 80% e a apresentação de um exercício final, podendo ser um conteúdo trabalhado nas aulas ou de escolha livre.
Curso ‘A linguagem musical da orquestra sinfônica’
Ministrado pelo violinista Alexandre Loureiro, o curso “A linguagem musical da orquestra sinfônica” será ofertado em duas turmas: às segundas-feiras, das 10h às 12h, de 30 de junho a 1º de setembro; e às quartas-feiras, das 10h às 12h, de 25 de junho a 27 de agosto. Cada turma tem 80 vagas.
O curso é voltado a maiores de 15 anos e tem como objetivo apresentar ao público leigo os fundamentos da música orquestral. Os participantes terão contato com os elementos da música, os instrumentos da orquestra, a função do maestro e a leitura de partituras básicas.
Segundo a organização, “o curso não objetiva a formação de músicos, mas também é de grande proveito para quem já o é ou deseja ser”. Alexandre Loureiro é bacharel em Música, com ampla experiência na Osba e atuação destacada em música de concerto.
Curso ‘Grandes compositores da música clássica’
A professora Karina Seixas comanda o curso “Grandes compositores da música clássica”, que será ofertado em duas turmas: às quartas-feiras, das 19h às 21h, entre 25 de junho e 10 de setembro; e às quintas-feiras, das 10h às 12h, entre 26 de junho e 11 de setembro. São 80 vagas por turma.
O conteúdo abrange a vida e a obra de seis compositores fundamentais: Haydn, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Brahms e Tchaikovsky. O objetivo é proporcionar uma introdução histórica e crítica ao legado desses nomes centrais da tradição sinfônica ocidental.
Karina Seixas é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização em Arteterapia. Integra a OSBA desde 2000 e conduz o projeto “A música e os seus segredos” desde 2011.
Curso ‘Iniciação à flauta doce’
Com foco em musicalização elementar, o curso “Iniciação à flauta doce” será ministrado por Uibitu Smetak em duas turmas: às terças-feiras, das 10h às 12h30, entre 24 de junho e 16 de setembro; e às sextas-feiras, das 10h às 12h30, entre 27 de junho e 12 de setembro. Cada turma tem 50 vagas e é voltada a maiores de 15 anos que possuam uma flauta doce.
Durante os encontros, os alunos receberão noções básicas de teoria musical, percepção sonora e prática instrumental, com ênfase na flauta doce. A participação em atividades práticas exigirá o uso de câmera aberta, e a conclusão do curso está condicionada à apresentação de um exercício musical na última aula.
“O projeto justifica-se pela sua importância enquanto veículo de incentivo à aquisição cultural através da arte da música”, afirma a organização. Uibitu Smetak é violinista da Osba e atua como educador musical em diferentes iniciativas culturais.
Processo seletivo e participação
Para ampliar o alcance dos cursos, os candidatos poderão escolher apenas uma turma. O critério de seleção será a ordem de inscrição. Após o encerramento do período de inscrições, os selecionados serão comunicados até o dia 20 de junho.
O e-mail de confirmação conterá todas as orientações para o acesso às aulas. As atividades são 100% on-line e gratuitas, sendo necessário apenas acesso à internet. A organização reforça que inscrições de candidatos que participaram do mesmo curso em edições anteriores não serão aceitas.
Com encontros semanais e professores especializados, os cursos integram a programação formativa do TCA e da Funceb, incentivando o acesso à educação musical e à apreciação da música sinfônica em diferentes níveis de conhecimento.
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Multidão lota o Pelourinho em noite de forró e emoção no São João da Bahia
Últimas Notícias

Projeto de Arthur Lira eleva faixa de isenção do IRPF e pode beneficiar milhões de brasileiros
Nova proposta aprovada na Câmara representa passo importante para correção da tabela e redução de desigualdades

Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA
Suspensão do tráfego aéreo é uma medida preventiva diante dos 'desdobramentos na região' e está sendo acompanhada de forma contínua pelas autoridades locais

Geraldo Júnior visita São João na Chapada Diamantina e destaca impacto social e econômico das ações do Governo
Vice-governador também destacou o modelo de gestão do São João da Bahia, voltado para o cuidado com as pessoas, com ações coordenadas nas áreas de saúde e segurança

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina
Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes