Sanfoneiro passa mal e morre aos 52 anos no interior da Bahia
Wanderley do Nordeste passou mal em Andorinha, foi internado e aguardava regulação para hospital em Juazeiro

O cantor e sanfoneiro Wanderley do Nordeste, de 52 anos, morreu na sexta-feira (16), após passar mal na zona rural de Andorinha, no norte da Bahia. O artista foi socorrido e levado ao Hospital Municipal da cidade, onde chegou a ser intubado e aguardava transferência para uma unidade em Juazeiro, mas não resistiu. As informações são do Correio.
Problemas renais e histórico de câncer marcaram últimos anos
Em comunicado publicado no Instagram, a filha do músico revelou que o pai já enfrentava problemas renais, além de outras complicações de saúde, mas não havia compartilhado com a família detalhes sobre o agravamento do quadro clínico. Segundo ela, Wanderley chegou a buscar atendimento médico em outras ocasiões, mas não informou sobre a gravidade da situação.
Em 2016, ele foi diagnosticado com um tumor no intestino e passou por sessões de quimioterapia e cirurgias. Após o tratamento, retornou aos palcos conciliando apresentações de forró tradicional com eventos católicos, demonstrando uma forte ligação com a musicalidade religiosa.
Velório e sepultamento
O velório do músico foi realizado na Fazenda Baraúnas, na zona rural de Andorinha. Já o sepultamento ocorreu às 16h deste sábado (17), no povoado de Santa Rosa de Lima, localizado em Jaguarari, município vizinho à sua cidade natal.
Com mais de 30 anos de carreira, o sanfoneiro se consolidou como uma das vozes do forró baiano e deixou um legado artístico e social no interior do estado. Ele deixa dois filhos, que comunicaram oficialmente o falecimento.
“Meu pai estava doente há algum tempo. Ele tinha problemas renais e outras doenças, mas não chegou a contar pra gente que a situação estava tão grave”, disse a filha do artista nas redes sociais.
Músico começou a carreira em Juazeiro e gravou oito CDs e um DVD
Wanderley aprendeu a tocar sanfona aos 12 anos, influenciado pelo pai, José Berlamino. Ele iniciou a carreira profissional em 1996, após se mudar para Juazeiro, cidade onde consolidou sua trajetória na música nordestina.
Ao longo de mais de três décadas de carreira, Wanderley gravou oito CDs e um DVD, levando o forró para diversas regiões do estado e se tornando um nome conhecido no Vale do São Francisco. Seu trabalho era caracterizado pela valorização da musicalidade regional, e sua presença era constante em festas populares, eventos religiosos e ações sociais.
Engajamento em ações sociais marcou trajetória do sanfoneiro
Wanderley do Nordeste também ficou conhecido pelo engajamento em projetos sociais, especialmente na área da saúde. O artista atuava em unidades hospitalares do Vale do São Francisco, oferecendo música e conforto a pacientes e profissionais da saúde.
Entre as instituições beneficiadas por sua atuação estão a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e Infância (Apami) e o Hospital Dom Tomás (HDT), ambos localizados em Petrolina e referência no tratamento contra o câncer.
A presença do músico em hospitais e unidades de acolhimento era motivada pela vontade de retribuir o cuidado que recebeu durante seu próprio tratamento. Ele costumava visitar os locais levando sua sanfona e promovendo momentos de cultura e acolhimento.
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Últimas Notícias

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos

Mauro Cid tem prisão decretada e revogada em seguida; PF detém Gilson Machado
Ex-ajudante de Bolsonaro é alvo de nova apuração sobre tentativa de obtenção de passaporte português para deixar o país

Governo testa novo sistema de alerta por celular em Salvador neste sábado (14)
Simulação ocorrerá neste sábado e será acompanhada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia