Salvador resgata memória da Bahia com repasse milionário a IGHB ameaçado de fechar as portas
Bruno Reis frisou que instituto estava na iminência de fechar pela suspensão dos repasses por parte do governo estadual

A Prefeitura de Salvador firmou, nesta terça-feira (1º), um convênio com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), na Praça da Piedade, para repasse de R$ 400 mil em recursos municipais. O investimento será utilizado na manutenção e nas atividades da entidade fundada em 1894, considerada uma das principais guardiãs do acervo histórico da Bahia. Reconhecido como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), o IGHB é uma entidade sem fins lucrativos voltada para estudos e promoção dos saberes em geografia, história e ciências afins. Também atua na preservação do patrimônio cultural baiano e nacional.
“A Prefeitura assume mais esta responsabilidade de atribuição, para garantir a preservação da nossa história”, declarou o prefeito Bruno Reis (União Brasil) durante assinatura do convênio.
“Aqui, nesta instituição, estão arquivos e registros históricos, seja através de jornais, de livros, de imagens, quadros, monumentos, da história da nossa Independência da Bahia. Na véspera do 2 de Julho, não poderia haver um momento mais adequado e propício para assinarmos essa ordem para repasse dos recursos”, completou o gestor.
Município promete novo projeto de digitalização
A assinatura do contrato ocorreu na sede do IGHB e também contou com as presenças da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), e do presidente do instituto, jornalista Joaci Góes. Em seu discurso, Bruno Reis frisou que o IGHB estava na iminência de fechar as suas portas pela suspensão dos repasses destinados em lei para manutenção do instituto pelo Estado.
O prefeito também anunciou a intenção de buscar novos recursos para a reforma estrutural do prédio do instituto. “Também vamos aprovar, seja pelo Viva Cultura municipal, seja em leis de incentivos, como a Rouanet, um projeto para a digitalização dos livros históricos e todos os arquivos do instituto para preservar, eternizar e permitir que todos possam ter acesso às informações da história do povo baiano”, disse.
Maior acervo cartográfico do estado
O instituto abriga a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico da Bahia. Em suas dependências, a Biblioteca Ruy Barbosa e o Arquivo Histórico Theodoro Sampaio possuem milhares de títulos e imagens para consulta pública. A instituição ainda mantém publicações e eventos científicos e é responsável pela guarda do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha.
Segundo presidente do instituto, o IGHB é considerado a mais importante instituição cultural da Bahia e do Nordeste, a partir da data da sua fundação em 1894 até 1946, quando foi criada a Universidade Federal da Bahia (Ufba). “Essa instituição viveu sempre uma história de protagonismo. A tal ponto que, em 1994, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa transformou a obrigação do Estado da Bahia de financiar o custeio anual da operação dessa instituição para limpeza, pagamento dos salários, pagamento de água e luz”.
“Pela primeira vez, há um ano e meio, essa posição foi negada pela Secretaria de Cultura estadual”, lamentou Joaci Goés, que informou que o caso está judicializado.
Secult defende cultura como política de base
Ana Paula Matos destacou o papel do IGHB e da cultura como elementos centrais para a identidade da cidade. Para a vice-prefeita, o instituto contribui para o funcionamento e reconhecimento da sociedade através de signos, significados e história.
“Aqui no IGHB não só se guardam documentos, aqui se faz história, se constrói futuro respeitando o passado. Materializamos esse patrocínio que vai ajudar o instituto a se manter até o final deste ano. Esse é um passo importante para que a gente possa, de fato, melhorar ainda mais as condições desse querido local, cujas portas estão sempre abertas para receber alunos e toda a sociedade”, declarou.
Mais Lidas
Cultura
Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Flow Festival: final do mundial, shows de FBC e Afrocidade em Salvador
Vaquejada de Serrinha anuncia Unha Pintada e Toque Dez entre novas atrações
Últimas Notícias

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe

Senado adia votação sobre legalização de bingos e cassinos por falta de consenso
Análise estava marcada para a tarde desta terça-feira (8), mas foi retirada de pauta após solicitação de parlamentares e por causa do baixo quórum

STF prorroga por 60 dias inquérito contra Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução
Segundo o procurador-geral da República, Eduardo Bolsonaro atua nos Estados Unidos para tentar viabilizar sanções contra ministros do Supremo

Nova variante da covid-19 tem primeiros casos confirmados no Brasil; veja sintomas da XFG
Ministério da Saúde afirmou, em nota, que mantém 'monitoramento contínuo'