Salvador recebe seletiva de modelos e capoeiristas para festival que une moda e ancestralidade
Biblioteca Central da Bahia será palco do evento neste domingo (5), que escolherá participantes para desfile oficial do 3º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência
Divulgação
A cidade de Salvador recebe, neste domingo (5), a Seletiva de Modelos e Capoeiristas, evento que une moda, ancestralidade e resistência. A programação tem início às 9h na Biblioteca Central da Bahia, no bairro dos Barris, e vai escolher os participantes do desfile oficial do 3º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência, marcado para ocorrer entre os dias 12 e 16 de novembro.
O desfile, que tem como lema “O futuro é ancestral”, propõe levar a capoeira para além da roda, dialogando com a moda e outras linguagens artísticas. Podem se inscrever pessoas a partir de cinco anos, sejam modelos experientes ou estreantes, além de praticantes de capoeira. Para os organizadores, o essencial é atitude e presença.
“O Festival ‘Ancestralidade e Resistência’ é um lugar de encontro entre gerações, onde a cultura negra não é apenas preservada, mas recriada todos os dias”, afirmou o coordenador do coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB) e idealizador do festival, Jurandir Santana (Jacaré DiAlabama).
Programação do 3º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência
De 12 a 16 de novembro, o Complexo da Biblioteca da Bahia sediará uma programação ampla e gratuita. Estão previstos um encontro sobre o protagonismo feminino na capoeira, concurso de cantigas autorais, oficinas com mestres, apresentações musicais, o primeiro encontro de artesãos da capoeira e debates com pesquisadores da área.
As atividades reforçam a capoeira como patrimônio cultural vivo, prática de resistência e ferramenta de transformação. O evento é organizado pelo CMB em parceria com o Focus Moda Social Sustentável, ampliando a conexão entre moda, sustentabilidade e identidade cultural.
Mostra Cultural fortalece blocos e entidades em Salvador
A Mostra Cultural – Seu Bloco na Rua, realizada na última quinta-feira (2), reuniu blocos afro, indígenas e de samba no bairro do Comércio. O encontro ofereceu capacitação sobre financiamento e parcerias para grupos culturais que buscam manter suas atividades de forma sustentável.
O evento contou com representantes do Ministério da Cultura, Prefeitura e Governo da Bahia, além de empresas como Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bahiagás. As instituições apresentaram mecanismos de apoio, explicaram erros comuns no acesso a editais e indicaram caminhos para ampliar parcerias.
Segundo os organizadores, o objetivo é aproximar blocos e entidades dos órgãos públicos e privados, fortalecendo projetos ligados à identidade cultural da Bahia. A iniciativa teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).
Ilê Aiyê lança tema do Carnaval 2026 com show especial no Pelourinho
Entre os blocos que reafirmam esse compromisso, o Ilê Aiyê revelou recentemente o tema do Carnaval 2026, que será lançado em 18 de outubro, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho. Com o título “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, o enredo conecta Bahia e Rio de Janeiro em uma narrativa de memória e resistência.
O evento de lançamento terá apresentações da Band’Aiyê, do grupo Orisun e da Escola de Samba União de Maricá, do Rio de Janeiro, reforçando os laços entre música, espiritualidade e identidade.
Mais Lidas
Cultura
Imbassaí celebra arte e sustentabilidade na 10ª Semana de Arte & Cultura
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)