Presidente do Filhos de Gandhy celebra tradição da Lavagem do Bonfim e diz que Carnaval terá Ogum como tema
No dia 9 de fevereiro de 2024, o Largo do Pelourinho será palco do Festival da Paz, evento promovido pelo Filhos de Gandhy

O Afoxé Filhos de Gandhy, uma das atrações mais tradicionais ícone do Carnaval baiano, lidera a mistura de fé e sincretismo que marca as celebrações em Salvador. Em entrevista ao Portal M!, o presidente do afoxé, Gilsoney de Oliveira, destacou a importância da Lavagem do Bonfim, não apenas como um momento de fé, mas também como um marco para a abertura dos festejos que culminam na folia momesca.
“Com certeza, é a segunda maior festa depois do Carnaval, homenageando o nosso padroeiro Oxalá, no sincretismo: Senhor do Bonfim, e mantendo esse calendário religioso que abre os caminhos, que é essa lindeza de festa, e nos preparando para o Carnaval”, afirmou.
Festival da Paz e Carnaval terão Ogum como tema
No dia 9 de fevereiro de 2024, o Largo do Pelourinho será palco do Festival da Paz, evento promovido pelo Filhos de Gandhy com grandes atrações, incluindo Daniela Mercury. “Vamos fazer o nosso Festival da Paz, dia 9 de fevereiro, com grandes atrações, entre elas Daniela Mercury, e convidar todo o povo baiano e os turistas para participar no Largo do Pelourinho desse grande evento”.
O Carnaval 2024 também será especial, com o tema dedicado a Ogum, patrono do grupo. “E depois o nosso Carnaval, que vem com o tema de Ogum, também, nosso patrono, e fazer o Carnaval brilhar, fazer a maior festa a céu aberto do mundo”, ressaltou Gilsoney.
Tapete Branco da Paz como símbolo de não violência
Reconhecido por promover a paz e a não violência, o Filhos de Gandhy tem grandes expectativas para o Carnaval 2024. “O Gandhy tem uma representatividade da não violência no mundo de hoje, essa bandeira de paz. Espero que o Carnaval seja melhor do que o ano passado, que foi muito bom. Nós vimos que o índice de violência caiu bastante, com uma grande organização do Governo do Estado e da Prefeitura”.
Inscrições abertas para o curso ‘Cidade Carnavalesca’
Aqueles que desejam participar do mercado cultural do Carnaval baiano ainda podem se inscrever no curso “Cidade Carnavalesca”, promovido pelo Governo da Bahia. O curso, com carga horária de 120 horas, oferece capacitações em adereçaria, costura cênica, cenografia, danças afro, percussão e técnicas de estamparia.
Locais de inscrição:
- Associação Afoxé Filhos de Gandhy – Rua Gregório de Mattos, Pelourinho;
- Banda Didá – Centro Histórico de Salvador;
- Bloco Afro Malê Debalê – Itapuã.
A iniciativa atende 600 jovens de 18 a 29 anos, fortalecendo a identidade cultural e promovendo inclusão social e profissional. O investimento de mais de R$ 1 milhão da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) reflete o compromisso com a cultura local.
Colorado do Brás homenageia Filhos de Gandhy em 2025
O legado do Filhos de Gandhy transcende fronteiras. A escola de samba Colorado do Brás, de São Paulo, anunciou que o grupo será o enredo do Carnaval 2025 com o tema “Afoxé Filhos de Gandhy no ritmo da fé”, desenvolvido pelo carnavalesco Anselmo Brito.
Após conquistar o vice-campeonato no Grupo de Acesso em 2024, a Colorado retorna ao Grupo Especial prometendo um desfile memorável.
História e simbolismo do Filhos de Gandhy
Fundado por estivadores em 1948, o Filhos de Gandhy é reconhecido como o maior afoxé do mundo. Suas vestes brancas e azuis homenageiam Mahatma Gandhi e simbolizam Oxalá, orixá da paz. Apenas homens desfilam, enquanto mulheres contribuem nos bastidores. Em respeito à filosofia de não violência, o consumo de álcool é proibido.
“Com certeza, o Gandhi tem uma representatividade da não violência no mundo de hoje”, enfatizou Gilsoney Oliveira.
Confira a entrevista com Gilsoney de Oliveira na íntegra:
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025

Ativista brasileiro é deportado por Israel após missão humanitária rumo à Faixa de Gaza
Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a ação do barco como 'manobra publicitária'