Micareta de Feira tem queda nas ocorrências e encerra festa com Léo Santana, Tomate e Thiago Aquino
Circuito Maneca Ferreira é palco de apresentações desde às 15h

No último dia da Micareta, o público poderá curtir uma maratona de atrações musicais, blocos culturais e muito axé, pagode e swingueira baiana. O circuito Maneca Ferreira foi aberto às 15h, com os blocos infantis, garantindo diversão para os pequenos foliões.
Às 15h30, o tradicional Bloco da Euterpe Feirense levou o som das filarmônicas às avenidas da festa, abrindo espaço para a cultura e tradição local. O agito aumentou, às 16h, com o gigante Léo Santana, trazendo seus hits de sucesso.
Após Léo Santana, o público pode curtir o samba de raiz com o Bloco Samba de Roda Quixabeira da Matinha, às 16h15. Ao longo da noite, nomes consagrados da música baiana como Tomate (17h30), Filhos de Jorge (18h30), Tony Salles (20h) e La Fúria (21h30) prometem agitar os foliões. O romântico Thiago Aquino encerrará as apresentações, animando os corações apaixonados às 23h.
Festa mais segura
Autoridades responsáveis pela Micareta de Feira de Santana realizaram, neste domingo (4), o balanço das atividades do terceiro dia da festa. O evento tem se destacado pela segurança e tranquilidade, com números de violência inferiores aos registrados em edições anteriores.
O secretário municipal de Cultura, Cristiano Lobo, avaliou o evento de forma positiva até o momento, destacando a importância de manter a atenção redobrada.
“Isso nos deixa em alerta para continuarmos com esse trabalho integrado e a atenção redobrada para que a festa continue sendo um grande sucesso. Estamos na expectativa para no final dizer que foi uma festa em paz”, afirmou Lobo ao Acorda Cidade.
Em relação à chuva, que sempre marca a história da Micareta, Lobo reconheceu que ela é bem-vinda, apesar de trazer alguns transtornos.
“A Micareta tem origem em função da chuva e sempre que tem micareta a chuva aparece, mas ela é bem-vinda, traz energia positiva e pela quantidade de foliões que estamos registrando no circuito, atrapalha um pouco, mas as pessoas continuam vindo. Vamos fazer um levantamento de todos os dados, buscar possibilidades e aperfeiçoar o que for necessário”, declarou.
Segurança e monitoramento das chuvas durante a festa
O Coronel Jadson, do Corpo de Bombeiros, também falou sobre os impactos das chuvas, não só em Feira de Santana, mas nas cidades vizinhas.
“As chuvas estão causando alguns problemas em algumas cidades como Santo Amaro e Amélia Rodrigues, onde tivemos que retirar algumas famílias devido ao risco de desabamento, mas aqui na festa não tivemos nenhum problema. Ficamos preocupados por causa das quedas, a pista molhada, mas nada que gere grandes preocupações”, relatou Jadson.
Além disso, a Tenente PM Mônica, da Ronda Maria da Penha, destacou a atuação da patrulha durante o evento, que ocorre pelo segundo ano consecutivo no circuito da festa.
“Neste ano estamos desenvolvendo atividades com a secretaria de Políticas para as Mulheres na Tenda Lilás, que fica dentro do circuito. Desde quinta (1) já foram abordadas mais de 3 mil pessoas, é uma abordagem de conscientização, a gente entrega panfletos, orienta as mulheres em como proceder nos casos de violência”, explicou Mônica.
Até o momento, a Tenente relatou dois casos de violência contra a mulher registrados no circuito.
“Na quinta não houve registro de violências contra a mulher, na sexta um folião e uma trabalhadora ambulante, que foi vítima de importunação sexual, foram encaminhados para a delegacia. Ela acionou a patrulha e foi registrado auto de prisão em flagrante. Na noite de sábado foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência e foi uma violência física sofrida por uma mulher, que não tinha grau de parentesco com o agressor”, afirmou Mônica.
Atendimentos médicos e apreensões durante a Micareta
No setor de saúde, a subsecretária de Saúde, Valdenice Gonçalves, também fez um balanço positivo. Segundo ela, a terceira noite do evento teve um incremento no número de atendimentos nas duas unidades avançadas de pronto atendimento. Na noite anterior, 57 atendimentos foram realizados. Na noite seguinte, o número subiu para 115.
“Embora com o número maior, estamos felizes com os atendimentos. Olhando números anteriores, historicamente, tivemos mais atendimentos e, além disso, os atendimentos este ano estão sendo mais leves. São atendimentos como suturas, pessoas com mal-estar, vômitos, dor de cabeça”, explicou Gonçalves.
Ela também falou sobre as apreensões de materiais durante a festa, incluindo medicamentos, bebidas alcoólicas vencidas e carne estragada.
“Fizemos a apreensão de medicações, a vigilância sanitária vem fazendo essas apreensões, além de bebidas alcoólicas vencidas, e tivemos um item novo que foi 30 quilos de carne estragada. Também ocorreram apreensões de palitos de churrasquinho”, informou.
Gonçalves também garantiu que os indicadores de intoxicação alimentar estão zerados até o momento, tanto no circuito da festa quanto nas unidades de saúde fora dele. “Não tivemos casos nem no circuito e nem nas unidades de saúde fora dele”, afirmou.
Promoção de um evento mais seguro e tranquilo
O promotor do Ministério Público, Audo Rodrigues, também elogiou a redução de ocorrências na Micareta deste ano.
“A gente tem visto que mesmo com uma quantidade expressiva de foliões na avenida, tem uma significativa redução da quantidade de problemas. Também não tivemos nenhum caso de violência mais grave na avenida e nem no entorno da festa. Isso reflete nos números da saúde. Esse é resultado de um trabalho conjunto e o MP tem todo o prazer de contribuir com a festa”, afirmou Rodrigues.
A redução de problemas também foi destacada em relação à segurança, evidenciando o trabalho conjunto de diversas autoridades. O evento está sendo monitorado por diferentes setores, garantindo a tranquilidade dos foliões e a realização de uma festa mais segura.
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos; previsão indica mau tempo até a próxima semana

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado