Pular para o conteúdo
Início » Margareth Menezes diz que política Cultura Viva reforça expressões culturais locais

Margareth Menezes diz que política Cultura Viva reforça expressões culturais locais

Margareth Menezes afirma que política Cultura Viva reforça expressões culturais locais
Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos ocorre até este sábado em Salvador

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, em entrevista à Voz do Brasil, nesta sexta-feira (5), ressaltou que a política Cultura Viva, que completa 20 anos, reforça as manifestações culturais que tem reconhecimento das comunidades e fazem parte da identidade nacional.

“O reconhecimento traz a possibilidade de receber editais fortalecendo essas manifestações que estão ligada à Cultura Viva”, disse a ministra. “Geralmente são ações de cultura que já existem há muito tempo e não tinham tido a oportunidade de ter acesso a fomento”, explicou.

A Cultura Viva representou o começo de um novo momento das políticas culturais em que o poder público passou a reconhecer, certificar e fomentar os grupos culturais que atuavam nas mais diferentes dimensões de seus territórios, mas que, na sua maioria, estavam excluídos dos recursos públicos e privados.

Pontos de Cultura

Na entrevista, Margareth Menezes apontou a importância dos Pontos de Cultura. “Eles produzem cultura, são identificados pela própria comunidade. O que credencia o Ponto de Cultura é o testemunho da comunidade sobre aquela ação para que ela vire um Ponto de Cultura”, afirmou.

Retomada da Cultura no RS

A ministra relatou que foi com uma equipe ao Rio Grande do Sul, no último dia 3, para lançar ações de retomada e reconstrução da cultura no estado. “Lançamos uma ação com aporte de R$ 60 mil. Também ampliamos todos os prazos de editais do Ministério da Cultura”, disse.

As ações do Programa Retomada Cultural são voltadas aos agentes culturais, recursos para Pontos de Cultura, memória e bibliotecas comunitárias e valores para ações artísticas continuadas e a retomada cultural via Lei Rouanet.

Margareth Menezes ainda lembrou que o Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos ocorre, desde quarta-feira (3), em Salvador, com uma agenda de celebração, debates, troca de conhecimento e música. O evento segue até este sábado (6).

Leia também:

Canta Bahia terá apresentações de Sandro Nazireu e Bruna Karla neste sábado

Duda Beat, Mariene de Castro, SPC e mais; confira na agenda do Portal M!

Valter Campanato/Agência Brasil