Ela escreveu o hit do Carnaval e agora domina o São João: conheça Luana Matos, a compositora de ‘Energia de gostosa’
Cantora baiana detalha trajetória na música, homenageia Marília Mendonça e confirma shows em cidades do interior durante os festejos juninos

Com agenda movimentada no São João da Bahia, a cantora e compositora Luana Matos destacou o impacto de Marília Mendonça em sua carreira e defendeu a mistura entre forró, arrocha e sertanejo nas festas juninas. Em entrevista ao programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador, ela ainda celebrou o sucesso da música Energia de Gostosa, interpretada por Ivete Sangalo no Carnaval.
A cantora Luana Matos foi a entrevistada desta sexta-feira (6) no programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM). Em conversa com os jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, também editor-chefe do M!, a artista falou sobre o início da carreira, a importância da composição em sua trajetória, a inspiração em Marília Mendonça e a intensa agenda de shows no São João 2025, que inclui apresentações em Salvador e no interior da Bahia.
De compositora tímida a cantora de destaque na sofrência
Durante a entrevista, Luana Matos revelou que a paixão pela música surgiu ainda na infância, mas por muitos anos ela preferiu atuar nos bastidores como compositora. A timidez e os desafios da profissão a fizeram seguir inicialmente por outros caminhos.
“Eu comecei escrevendo porque era muito tímida. Tocava violão e cantava só em casa. Quando fiz 18, 19 anos, resolvi arriscar e tocar com alguns amigos. Mas não acreditava muito que essa carreira pudesse dar certo. Ouvi muito que ‘música não dá dinheiro’ e acabei fazendo faculdade de administração e engenharia. Saí completamente do rumo da música”, conta.
A virada de chave veio quando conheceu a obra de Marília Mendonça, artista que se tornou inspiração e referência: “Teve um momento que falei: ‘música não é hobby, é o meu sonho’. Esse momento foi quando conheci Marília Mendonça.”
Sofrência como identidade e a força das mulheres no sertanejo
Questionada sobre seu estilo musical, Luana Matos definiu seu trabalho como voltado ao lado romântico da música, mas com fortes influências do sertanejo e da sofrência – gênero que mistura sertanejo com arrocha, bastante popular na Bahia. “Eu comecei minha carreira cantando sertanejo. Aqui na Bahia, a gente misturou com arrocha, e desde que a Marília veio pra cá, chamamos isso de sofrência. Eu me encaixo na sofrência”, afirma.
Ao falar de Marília Mendonça, Luana Matos destacou a importância da cantora goiana na abertura de espaços para as mulheres dentro de um cenário tradicionalmente masculino. “A gente precisava. Tínhamos medo. Antes, achava-se que sertanejo era só pra Zezé Di Camargo & Luciano, Leonardo… Marília mostrou que esse lugar também era nosso.”
Compositora de hits e parceira de grandes nomes da música
Além de cantar, Luana Matos se consolidou como compositora baiana de destaque no cenário nacional, sendo responsável por músicas interpretadas por artistas como Ivete Sangalo, Léo Santana, Natanzinho e Simone Mendes.
Um dos maiores marcos de sua carreira foi a música Energia de Gostosa, sucesso no Carnaval de Salvador, cantada por Ivete. Embora não tenha concorrido oficialmente como música do Carnaval, a canção conquistou o público: “Em toda rádio ou TV que eu chego, todo mundo fala que foi ‘Energia de Gostosa’ que venceu o Carnaval, mesmo sem concorrer.”
Segundo Luana, o reconhecimento após essa música foi essencial: “Foi uma virada de chave para que as pessoas me enxergassem como compositora de fato.”
Agenda de shows de Luana Matos no São João 2025
Com a chegada do mês de junho, Luana Matos se prepara para uma intensa agenda de shows no São João 2025, levando ao público baiano o projeto Uma Dose de Sofrência – Volume 3, que une arrocha e forró com elementos modernos e românticos.
Ela ressalta que essa fusão de estilos respeita a tradição e, ao mesmo tempo, amplia os horizontes da festa: “Pegamos um repertório todo de forró e colocamos em arrocha, com sanfona e tudo que faz parte do forró. Fica uma coisa bem bacana.”
A agenda de shows de Luana Matos no São João 2025 inclui as seguintes datas:
- 7 de junho – Casa de Antônio, em Santo Antônio de Jesus
- 14 de junho – Evento privado em Lauro de Freitas
- 19 de junho – Pelourinho, Salvador
- 21 de junho – São Miguel das Matas
- 22 de junho – Barro Alto e Seabra
- 23 de junho – Pé de Serra
- 15 de julho – Festa do Carmo, em Belmonte
Ela destaca com carinho o retorno à sua cidade natal: “Belmonte é minha cidade do coração. Me abraçaram de uma forma que eu não esperava.”
Sertanejo, forró e mistura de ritmos no São João
Para a cantora, o São João é um espaço democrático onde diferentes estilos podem coexistir. Ela critica quem questiona a presença de artistas como Ivete Sangalo nas festas juninas. “Tem gente que reclama, mas Ivete ganhou um Grammy com um álbum só de forró. Bel Marques também já fez álbum de forró. Então, por que não misturar?”, indaga.
Segundo Luana, o São João deve acolher todos os ritmos: sertanejo, forró, sofrência, arrocha. “Quando a festa é de praça e gratuita, as pessoas querem ver quem não teriam condições de assistir de outro jeito. Limitar o estilo musical numa festa como o São João é um erro.”
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Multidão lota o Pelourinho em noite de forró e emoção no São João da Bahia
Últimas Notícias

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina
Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny
Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan