O filme experimental “Dorivando Saravá, O Preto Que Virou Mar”, escrito e dirigido por Henrique Dantas terá pré-estreia na 15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. O longa-metragem integra a programação da Mostra Contemporânea e poderá ser visto entre 4 e 7 de setembro, no site oficial do evento – www.cineop.com.br.
A produção aborda conceitos presentes na vida e obra de Caymmi, recriados em poéticas praieiras concebidas a partir dos seus trabalhos de pintura e composição, e apresenta falas reveladoras do compositor, garimpadas em antigas entrevistas radiofônicas, nas quais ele mostra alguns de seus posicionamentos estéticos e políticos. No documentário, Caymmi é representado como uma maneira de ser, de existir, de pensar. Como se “dorivar” fosse um verbo que hoje o povo brasileiro precisasse urgentemente aprender a conjugar.
Além dele, o público poderá conferir também o curta-metragem “Maratonista de Quarentena”, animação dirigida por Eduardo Tosta e Karol Azevedo, que estará representando a Universidade Federal da Bahia na Mostra Educação.
A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, chega à sua 15a edição, entre os dias 3 e 7 de setembro de 2020. A 15a CineOP será online, gratuita e com extensa programação de filmes, lives, oficinas e masterclasses internacionais. É o evento que trata cinema como patrimônio com foco em três temáticas: preservação, história e educação. Todas as atividades do evento poderão ser acompanhadas pelo site.
Confira o trailer: