Lavagem de Vila de Abrantes reúne tradição, cultura e música na orla de Camaçari
De acordo com Coordenação de Eventos da Secretaria de Governo (Segov), programação musical se estende até este domingo

Embalados pela Charanga Caraípa, a Lavagem de Abrantes em homenagem à São Sebastião teve início neste sábado (18), quando os participantes subiram a Avenida Tiradentes até a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Outros grupos culturais também participaram do evento, como o Caboclo de Parafuso, Tambores da Cordoaria, Capoeira Engenho e Boi Bonito de Abrantes e pelo grupo Tambores de Cordoaria,
A festa, promovida pela Prefeitura de Camaçari contou com apoio de diversas secretarias e órgãos municipais. A presença de baianas e a execução de clássicos da axé music marcaram o tom cultural e religioso do cortejo. De acordo com a Coordenação de Eventos da Secretaria de Governo (Segov), a programação musical se estende até este domingo (19).
“O evento é importante para manter as manifestações culturais e também para movimentar o comércio local, oferecendo entretenimento para toda a sociedade, principalmente para a juventude”, destacou o prefeito Luiz Caetano (PT) durante o cortejo.
Grupos culturais e homenagens
Tâmara Reis, idealizadora do grupo cultural Tambores de Cordoaria, destacou a relevância da participação do grupo quilombola. O grupo atua há 5 anos na comunidade, com 15 integrantes, incluindo crianças e adolescentes.
“É importante para mostrar nosso trabalho e reforçar nossa conexão com a cultura. Vejo novas oportunidades para nós, fazedores de cultura”, afirmou.
O cortejo também prestou homenagem póstuma a Wellington Palma da Conceição, o Mestre Wellington Sardinha, que continuou o legado do Boi Bonito de Abrantes deixado por seu pai, Mestre Sardinha. “Meu pai conduziu o Boi Bonito desde 1974. No leito da morte, ele pediu que eu mantivesse viva a cultura de Abrantes, e isso é o que tenho feito”, relembrou Wellington.
Outra figura presente foi o Caboclo de Parafuso, símbolo das festividades populares de Camaçari. “É uma valorização imensa. Mostramos ao público o Caboclo de Parafuso, com sua vestimenta cheia de mistérios”, disse Albertino de Souza, um dos idealizadores do grupo.
Organização comunitária
Uma das baianas presentes foi Neguinha de Abrantes, uma Tupinambá que ostentava com orgulho sua participação no evento. “O Tupinambá também é nossa ancestralidade e essas manifestações culturais expressam a alegria de nosso povo”, celebrou.
A secretária de Cultura, Elci Freitas, explicou que o cortejo foi construído em parceria com a comunidade local. “Consultamos os mestres de cultura e decidimos juntos quem se apresentaria. Foi uma decisão coletiva”, afirmou.
Já a coordenadora de Eventos, Aline Marques, destacou os desafios de organizar o evento. “Assumimos uma coordenação desestruturada e começamos do zero, mas nos empenhamos em atrair e valorizar os artistas regionais. Foi um esforço feito com zelo para manter as tradições”, explicou.
Vereadores marcam presença
A Câmara de Camaçari também prestigiou o evento, através da presença e participação de alguns parlamentares, como o presidente da Casa, o vereador Niltinho Maturino (PRD), que ressaltou a alegria de participar da Lavagem. “É uma satisfação sentir a vibração positiva e o carinho da população, ainda mais sabendo da importância de Vila de Abrantes para a história do nosso município”, destacou.
Para a vereadora Neidinha (PT), a história de Camaçari começa em Vilas de Abrantes e por isso as pessoas têm essa ancestralidade naturalmente marcante. “Por conta dessa importância histórica, a gente não pode deixar de cultuar e incentivar essas manifestações culturais que são tão importantes para a nossa cidade”, celebrou.
Programação musical e próximos eventos
Após o cortejo, blocos independentes tomaram as ruas a partir das 14h, com apresentações de artistas como Pincel e Jean Oliver. À noite, shows foram realizados na arena montada no Campo de Futebol Nery Nunes, com atrações como Silfarley, Rafinha e Kfuné. A programação musical se estende até domingo (19).
“Nossa grade priorizou artistas locais e regionais, dentro do orçamento disponível. Apesar das limitações, o evento está bonito e organizado. A partir do próximo ano, queremos fazer ainda melhor”, disse Aline Marques.
Encerrada a Lavagem de Vila de Abrantes, a cidade de Camaçari se prepara para as próximas celebrações, confira:
- Lavagem de Monte Gordo – dias 25 e 26 de janeiro
- Lavagem de Jauá – dias 1º e 2 de fevereiro
- Dia de Iemanjá em Arembepe – dia 2 de fevereiro
Confira programação para este domingo (19):
A partir das 14h:
Blocos Independentes
Avalanche
A Barca
A partir das 19h – Arena
Dunga Barbosa
Daiany Santos
Balada de Ouro
Kfuné
Jaguar e Cia
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Cultura
O que acontece com Lola e Sofia no último episódio de ‘Beleza Fatal’?
Forró no Parque: 15 anos de homenagem para Zelito Miranda no Pelourinho
Últimas Notícias

Golpe de Estado? Julgamento de Bolsonaro no STF abre série de ações contra cinco núcleos
Julgamento do Núcleo 1, que inclui ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades, inicia nesta terça-feira (25)

Taxistas de Salvador têm até 17 de abril para transferir alvará; veja como fazer
Após essa data, procedimento não será mais permitido, seja em casos de transferência entre vivos (inter vivos) ou por falecimento do autorizatário (causa mortis)

Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador