Grande ocupação cultural no Circo Picolino celebra artes circenses
O evento é gratuito e contará com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

No próximo dia 11 de agosto, o Circo Picolino será palco de uma grande ocupação cultural com oficinas circenses, uma feira gastronômica e de artesanato, a musicalidade de Amadeu Alves e o espetáculo circense “Tempo Rei”. A festividade, que integra o projeto “A Praça do Circo”, começa às 15h e busca dar visibilidade a artistas e trabalhadores das artes do território de Pituaçu. O evento é gratuito e contará com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), proporcionando uma experiência inclusiva para todos.
Com curadoria da artista circense e coordenadora do Circo Picolino, Nina Porto, “Tempo Rei” é um espetáculo de variedades circenses que inclui esquetes de palhaços, apresentações de acrobacia, malabarismo, tecido acrobático e outros números. O elenco é composto por artistas que já passaram pelo Picolino nos últimos 40 anos, bem como por artistas da região de Pituaçu.
“Tempo Rei é uma homenagem aos artistas que fizeram a história desse picadeiro. Muitos deles chegaram crianças ao Picolino. Queremos aproveitar a oportunidade de estarmos juntos para registrar imagens para o documentário ‘Picolino – O Circo’, que vai contar a história deste espaço cultural”, explica Nina Porto. Nas próximas edições, a curadoria ficará a cargo dos artistas circenses Nana Porto e Felipe Cerqueira.
Durante as três edições do projeto, o público terá acesso a uma feira de artesanato de artesãos locais e ao espaço gastronômico ‘Brechó Caxixi’, famoso no bairro de Pituaçu por destinar parte de sua arrecadação a ações artísticas na comunidade. Além disso, os visitantes poderão explorar o ‘Espaço Memória’, que exibirá um acervo fotográfico, livros e publicações do Circo Picolino. As futuras edições de “A Praça do Circo” contarão com apresentações musicais de Jonga Lima (25 de agosto) e Gabriel (08 de setembro).
As pipas, que foram um sucesso nas edições anteriores, continuarão a voar na Praça do Circo, com oficinas de confecção e brincadeiras com pipa. Haverá também oficinas circenses de acrobacia, malabarismo e tecido acrobático.
A Praça do Circo
O principal objetivo do projeto é fortalecer o Circo Picolino como um espaço cultural multilinguagem, convocando artistas e produtores locais para ocupá-lo. O Picolino sempre desempenhou um papel fundamental na difusão das artes circenses na Bahia, atualmente contando com o apoio da Funarte através do Programa de Ações Continuadas – Espaços Artísticos.
Mesmo enfrentando dificuldades estruturais e a obra de revitalização da orla marítima que impacta diretamente a área do picadeiro, o Picolino mantém suas programações artísticas ininterruptas. Vale lembrar que a lona do Circo foi danificada pelos fortes ventos e chuvas do último mês de abril.
O projeto “A Praça do Circo” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Leia também:
Anavitória e Nando Reis encerram turnê no Festival de Inverno Bahia
Caetano comemora 82 anos nesta quarta-feira
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Últimas Notícias

Bahia Farm Show 2025 registra público recorde com 162 mil visitantes e inovações tecnológicas
Evento apresentou as últimas tecnologias do setor por meio de 434 expositores

Senado pede repatriação de caravana evangélica com brasileiros retidos em Israel devido conflito com Irã
Grupo integra uma caravana evangélica que visitava locais bíblicos na Galileia

Ivete Sangalo surpreende em festa junina escolar em Salvador e agita público com clássicos do forró
Antes, cantora havia realizado uma apresentação inédita no São João de Maracanaú, no Ceará

Pix automático para pagamentos recorrentes chega a todos os bancos nesta segunda; entenda como funciona
Banco do Brasil foi a primeira instituição a liberar a funcionalidade para pessoas físicas

Aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Hub Salvador lança programa de inovação aberta com foco em startups e parcerias estratégicas
Iniciativa será apresentada durante o evento 'Conexões que Inovam', que acontece nesta segunda-feira (16)

Trump celebra aniversário do Exército com desfile militar histórico enquanto protestos tomam os EUA
Evento incluiu exibição de tanques, mísseis e aeronaves, ocorrendo enquanto manifestantes em diferentes regiões do país protestavam contra o governo

Inema aponta 20 praias impróprias para banho em Salvador; confira a lista completa
Recomendação é evitar banho especialmente durante períodos chuvosos

Homicídios caem 6,3% no Brasil em 2024 e atingem menor número em cinco anos, diz governo federal
Dados fazem parte do Mapa da Segurança Pública de 2025, e foram apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski

Conflito Israel-Irã: refinaria de petróleo é atingida e ataques já somam 91 mortos
Ministro das Relações Exteriores do Irã criticou a postura da comunidade internacional