Fligê 2024 anuncia programação com mesas literárias e shows de Larissa Luz, Mariene de Castro e Filhos de Jorge
Feira Literária de Mucugê será realizada entre os dias 24 a 28 de julho

A Feira Literária de Mucugê (Fligê) apresenta o tema ‘Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas’ na edição de 2024. Neste ano, a programação acontece entre os dias 24 e 28 de julho, e prepara uma série de atividades culturais, contemplando projetos estudantis, apresentações musicais e conversas literárias.
Uma das principais atrações da Fligê 2024 é o debate literário com o autor da obra ‘Torto Arado’, Itamar Vieira Junior. Além da presença do cantor e compositor Rubel, em discurso que aborda a interseção entre as palavras e a música.
Em realização através do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura, a Feira Literária de Mucugê também apresenta os shows de artistas como Larissa Luz, Mariene de Castro, Roberto Mendes, Luna Vitrolira e Filhos de Jorge.
Programação
A primeira Mesa Literária vai contar com participação de membros da Academia de Letras da Bahia, apresentando o tema ‘Produção literária das Lavras Diamantinas: imagens e relevos da literatura da Chapada Diamantina’. Outrossim, a participação de Décio Cruz, Heloísa Prazeres, Aleilton Fonseca e mediação de Elton Becker, no dia 26 de julho, às 14h.
Em seguida, a feira literária traz os autores Gildeci de Oliveira Leite, Mirandí Oliveira, Jorge Firdauz e Emílio Tapioca, com mediação de Filismina Fernandes Saraiva. Tudo com o intuito de debater o imaginário e as histórias em torno de Pai Inácio, personagem que habita a cultura da Chapada Diamantina. A mesa acontece no dia 28 de julho, às 9h.
Outras conversas literárias abordam os seguintes tópicos: ‘Retomada da Terra e da Palavra – Juvenal Payayá e a literatura de autoria indígena na Chapada Diamantina’; ‘Literatura e artes plásticas: arquivo literário diamantino e suas formas’, com Marcos Zacariades; ‘Memória e Trilhas das Letras Diamantinas’, com Delmar Araújo; ‘Páginas Diamantinas: registros das letras diamantinas’, com Micaela Pires, Cajazeiras Ramos, Delmar Araújo, Mô Moreira e mediação de Emílio Tapioca.
Importante destacar que a Feira Literária de Mucugê também vai promover o lançamento de autores que escrevem sobre a região ou são filhos da terra baiana. Outra atração, será o FligêCine, que traz uma sessão de filmes dedicadas ao cenários e às temáticas da Chapada Diamantina.
Leia também:
Programa Acelera Iaô oferece serviços de comunicação gratuitos na Fábrica Cultural
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Cultura
Forró no Parque: 15 anos de homenagem para Zelito Miranda no Pelourinho
Exposição ‘Trans Laerte’ no MAC Bahia é prorrogada até final de março
Últimas Notícias

Maria Bethânia interrompe show no Rio e critica som: ‘Me respeitem! Não vou cantar com esse som’
Atitude da artista gerou aplausos do público presente.

Bolsonaro desafia STF em ato no Rio e reforça apoio à anistia dos condenados pelo 8/1
Declaração foi feita diante de uma multidão de apoiadores

Tiago Correia detona Rui Costa após fala sobre falecida mãe de Bruno Reis: “insensível e desrespeitoso”
Líder da oposição ressaltou que a política não deve ser um campo sem regras e que o uso de ataques pessoais prejudica a construção de um debate democrático

Preta Gil recebe alta hospitalar e celebra recuperação em show de Gilberto Gil
Cantora compartilha momento de superação após infecção urinária e acompanha show do pai, Gilberto Gil, em Salvador

Quarto voo de repatriação dos Estados Unidos chega ao Brasil com 135 deportados
Voo da Força Aérea Brasileira trouxe brasileiros de volta após mudanças na rota para evitar maus-tratos

STF mantém suspensão da rede social Rumble no Brasil
Decisão foi unânime e confirma determinação do ministro Alexandre de Moraes

Show de Gilberto Gil em Salvador marca início da turnê “Tempo Rei” com emoção, protestos e homenagens
Espetáculo de despedida teve participações especiais e uma homenagem emocionante à filha Preta Gil, além de protestos contra a Ditadura Militar

Bolsonaro lidera novo ato em Copacabana para pressionar Congresso e STF sobre anistia
Manifestação contará com apoio de aliados políticos e religiosos para contestar penas dos envolvidos no 8 de janeiro

Verão Costa a Costa transforma Arembepe em centro de diversão e esporte
Evento reúne milhares de pessoas e promove atividades esportivas, culturais e de lazer em Camaçari

Papa Francisco segue internado e apresenta evolução no quadro clínico
Pontífice está sendo monitorado em hospital de Roma e passa por sessões de fisioterapia respiratória e motora